Duas décadas depois, a Louis Vuitton revive uma colaboração icônica com o artista japonês Takashi Murakami, em uma nova coleção. A campanha estrelada pela atriz americana Zendaya resgata o legado da parceria e apresenta mais de 200 peças, incluindo bolsas, sapatos, acessórios e até itens exclusivos como skates e fragrâncias.
As imagens promocionais, capturadas pelos fotógrafos holandeses Inez e Vinoodh, capturam a energia moderna e criativa por trás das criações. Zendaya, por sua vez, abusa do styling com as peças da coleção em cenários urbanos, interagindo com personagens e artes criados especialmente para a coleção.
Destaque para o styling que reúne o clássico monograma LV combinado aos gráficos coloridos de Murakami, estampados em criações icônicas da grife, como as bolsas Keepall e Capucines, agora revisitadas a partir de um olhar diferente do artista. Segundo a grife, essa reedição:
“Reúne o compromisso implacável da Louis Vuitton com a criatividade, inovação e savoir-faire com o universo artístico supremamente imaginativo e colorido de Takashi Murakami”.
Quem é Takashi Murakami?
Takashi Murakami, renomado artista plástico japonês, é reconhecido por sua habilidade em mesclar elementos da cultura pop com a tradição artística japonesa. Nascido em Tóquio, no Japão, ele estudou nihonga (estilo tradicional de pintura japonesa que se baseia em convenções artísticas, técnicas e materiais japoneses) na Universidade de Artes de Tóquio, mas ganhou fama internacional por sua estética infantil, vibrante e inovadora, marcada por motivos como flores sorridentes e personagens icônicos.
Takashi Murakami (Foto: reprodução/Julien M. Hekimian/Getty Images Embed)
Suas obras transcendem fronteiras entre arte, design e moda, o que o levou a se tornar uma figura central na cultura visual contemporânea. O artista demonstra em seu trabalho a forte influência na pintura tradicional japonesa, ficção científica, anime e no mercado global de arte, onde é responsável por criar pinturas, esculturas e filmes povoados por motivos repetidos e personagens de sua autoria.
A difusão com a moda fez com que se tornasse um dos ícones dos anos 2000, tendo seu nome em destaque com a primeira parceria com a Louis Vuitton. No Brasil, também marcou presença, onde ganhou uma exposição entre 2019 e 2020, em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, chamada de Murakami por Murakami.
Colaboração com Louis Vuitton
Em 2003, Murakami iniciou uma parceria histórica com a Louis Vuitton, liderada por Marc Jacobs. Essa colaboração uniu o universo colorido e criativo do artista ao clássico monograma da maison francesa, resultando em peças que se tornaram símbolos dos anos 2000.
Bolsas como a Speedy e a Alma foram reinventadas com padrões multicoloridos e elementos lúdicos, capturando a essência do movimento “Superflat”, idealizado por Murakami. O lançamento foi um sucesso entre as ‘it girls’ da época, como Paris Hilton e Lindsay Lohan, além de ter sido usada no figurino de filmes, como Meninas Malvadas, e no seriado Sex and The City.
Essa junção entre o high fashion e a cultura pop representou um momento crucial para a indústria, com o lançamento dessa estética “Superflat”, que foi responsável por unir criatividade ao tradicionalismo e garantir sua entrada para o léxico da moda.
O resultado foi um sucesso de fato, agora, duas décadas depois, essa parceria icônica ganha uma nova cara. Takashi Murakami traz de volta para as peças todo o seu universo colorido, que abusa da alegria e da modernidade para a Vuitton, reafirmando o poder do diálogo entre moda e arte, principalmente do aspecto visual.
Expectativas para a nova edição
Os destaques incluem releituras das bolsas clássicas, como a Keepall e a Capucines, além de novos itens que refletem a fusão do savoir-faire da Louis Vuitton com a visão artística de Murakami. Com uma abordagem moderna, a coleção celebra o diálogo entre arte e moda, mantendo a tradição e a inovação como pilares centrais.
Para Murakami, a nova edição é uma oportunidade de apresentar sua arte a uma nova geração e reafirmar o impacto cultural de sua parceria com a Louis Vuitton. A maison, por sua vez, reforça sua posição na vanguarda do luxo, unindo criatividade, história e relevância contemporânea.
A coleção já está disponível globalmente, marcando mais um capítulo na história dessa colaboração histórica que continua a inspirar e cativar o mundo da moda e da arte.