Tendências para o ano novo: balonê, crochê e tons terrosos seguem como hit para 2025

Itens que marcaram 2024 permanecem em alta para o próximo verão

Por Bianca P. Athaide
4 min de leitura
Foto destaque: Polêmicos, balonê, crochê e marrom seguem como tendências para 2025 (Reprodução/Instagram/@tobi_ojora)

O ano de 2024 foi dominado por inúmeras tendências que rapidamente se dispersaram com a mesma velocidade que chegaram, mas no meio desse oceano de hits, algumas se destacaram e prometem continuar seu reinado em 2025. A artesanalidade do crochê, o polêmico balonê e o novo queridinho marrom não iram sumir tão rápido dos nossos olhares (e sacolas de compras), para a alegria de muitos e controvérsia de poucos, por isso, aqui selecionamos inspirações para abusar dessas tendências nesse próximo ano.

2025 em tom de “Mocha Mousse”

No segundo semestre deste ano, a Pantone anunciou mais uma vez a cor que irá dominar o próximo ano, e para 2025 a escolhida foi o “Mocha Mousse”. Um tom suave de marrom, que imprime o delicioso sensor do chocolate e elegância do café, não foi uma escolha nada surpreendente, já que o tom foi protagonista na maioria das passarelas ao redor do mundo. 


Hailey Bieber abusou do marrom em 2024 (Foto: reprodução/Pinterest/@WhoWhatWear)


A cor se tornou a mais nova queridinha das principais it girls. Seus tons terrosos se consagraram como o novo “pretinho básico” da geração Z, e dominou as lojas de departamento conquistando o patamar de grande tendência, deixando de ser uma cor negligenciada, previamente taxada como “chata” e sem graça.


Marrom é a cor de 2024, e segue para o próximo ano (Foto: reprodução/Instagram/@matildadjerf)

Em saias, blusas, tops, jaquetas e calças, a cor é sinônimo de versatilidade. Especialmente acessorizada com peças em dourado, ou com construção em couro, os tons de marrons, de diferentes maneiras, vão continuar colorindo no próximo ano.

O polêmico balonê

Quem passou pelos anos 2010 foi vitalmente marcado pelo design balonê. Grande febre, décadas atrás, o modelo passou de hit para vergonha nos últimos anos, mas quem gosta de moda conhece muito bem a regra fundamental desse universo: o movimento é sempre cíclico, e toda tendência pode voltar. E o balonê retornou embalado pela polêmica de seu retorno.


Balonê retorna em 2024 (Foto: reprodução/Pinterest/@WhoWhatWear) 

Com uma silhueta romântica, a construção chega neste ano, e promete seguir em 2025, com uma pegada mais alternativa. Em saias, vestidos e blusas, o balonê abandona brevemente lírico, pelo qual foi conhecido, para combinar com a dureza do cenário atual, virando peça-chave de styling no streetwear e perdurando também para o próximo ano. 

Crochê artesanal

Uma das maiores tendências que marcou o ano de 2024 foi o reconhecimento em grande escala do trabalho feito a mão pela indústria da moda. Muitas grifes tradicionais apresentaram nas passarelas coleções com peças que aclamavam a produção artesanal, renegando o DNA industrializado em grande escala do universo fashion. Talvez o principal personagem desse movimento foi o crochê, principalmente na nossa indústria nacional, que vangloriou essa manufatura muito tradicional do vestir brasileiro.


Crochê personagem principal do próximo verão (Foto: reprodução/Instagram/@ninasandbech)

Além do verão, o crochê também pode variar entre muitos outros ambientes e construção de peças. Para uma saída de praia elegante, invista em um quimono ou uma calça colorida. Se você quiser apostar em um visual fashionista infalível, opte por uma saia tramada com uma hot pants e uma parte de cima bem estilosa, como uma camisa cropped ou um top recortado.

Sair da versão mobile