Colaboração, o movimento da vez. A articulação é a estratégia mais contemporânea e inteligente para o cenário do mercado atual. Para seguir nesse projeto, a clássica do estilo americano Tommy Hilfiger se uniu a Mercedes AMG-Petronas F1 e com o designer nova-iorquino Clarence Ruth para criação de uma coleção-cápsula de edição limitada.
A direção criativa ficou a cargo de Ruth, que usufruiu de seu talento para combinar a tradicional estética Hilfiger com a inovação presente no DNA da Mercedes. O resultado foi uma coleção de lifestyle inspirada no automobilismo moldada para o futuro. A primeira apresentação ficou encarregada pelos pilotos Lewis Hamilton e George Russell, que desfilaram algumas das 10 peças produzidas no Grande Prêmio de Barcelona, durante o fim de semana de 21 de junho de 2023.
Um pouco mais sobre Clarence Ruth
“Uma força da natureza”, foi como o próprio Tommy Hilfiger descreveu o estilista para o qual entregou a tarefa desta colaboração. Nascido e criado em Nova York, Clarence Ruth é um autor, artista e designer que teve seu congraçamento no alto escalão do mundo da moda como diretor criativo quando trabalhou junto de Hilfiger, em 2022, no projeto Tommy Hilfiger New Legacy Challenge – iniciativa promovida pela etiqueta para impulsionar a carreira de novas talentos na indústria. A escolha de apadrinhamento beirou o óbvio, já que o renomado nome da moda americana inúmeras vezes elogiou e aclamou publicamente Ruth.
Inspirado pela linha tênue entre moda e automobilismo, Ruth declarou o desafio que o foi posto para sair de sua zona de conforto criativa: “Normalmente, eu crio peças sob medida, então, com o esporte sendo a base desta coleção, precisei pensar um pouco mais fora da caixa. Foi uma jornada incrível colaborar com as equipes”. A colaboração vem com o intuito de honrar a tradição de um legado passado, tanto na moda quanto no automobilismo, e representar clássicos atuais com inspirações no futuro.
A coleção
A linha composta por 10 variações de peças, cria um diálogo repleto de tradição voltada para o futuro. Com a predominância das cores branco, azul e vermelho – marcas históricas da Hilfiger – com alguns toques de verde-água, incorporados da Mercedes, o catálogo varia desde jaqueta varsity, calças chino bordadas e camisetas de futebol com os números de corrida dos pilotos da equipe britânica.
O destaque fica nas camisetas, sendo uma adornada por etiquetas de segurança, que remetem ao painel de controle de um carro de Fórmula 1. Enquanto isso, uma camiseta com corte semelhante às usadas no hóquei no gelo, adicionam mais um toque a união moda e esporte. Todas as peças também incluem os três logos: Tommy Hilfiger, Mercedes AMG-Petronas F1 e Cotte D’Armes, a etiqueta própria de Clarence Ruth.
A campanha foi fotografada Micaiah Carter e incluiu uma série documental, que aborda temas de risco e inovação, com Hamilton, Russell e Ruth, denominada “What It Takes“.
A coleção Tommy X Mercedes-AMG F1™ X Clarence Ruth já está disponível na loja selecionada da Tommy Hilfiger no JK Iguatemi, em São Paulo, e também online, pelo site oficial da marca.