Valentino anuncia Riccardo Bellini como novo CEO da marca

A Valentino anunciou Riccardo Bellini como novo diretor executivo, após a saída de Jacopo Venturini. Com vasta experiência no mercado de luxo, o novo diretor tem passagens por, Maison Margiela e Chloé, conhecido por seu estilo engajador e empático, espera-se que Bellini consiga reverter os péssimos resultados financeiros da grife italiana.

A marca

Fundada em 1960, em Roma, Itália, por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, a marca sempre se destacou pela sofisticação de suas criações, conquistando clientes da realeza,estrelas de cinema e primeiras-damas. Nos anos 60 a grife ainda lançou um tom exclusivo de vermelho, o ‘Rosso Valentino’, cor essa que se tornou assinatura da marca.

Ao longo de décadas a Valentino foi sinônimo de alta-costura- luxo e elegância, e após a aposentadoria de seu fundador em 2008, a marca seguiu com novos diretores criativos, que conseguiram unir tradição e contemporaneidade, reposicionando a marca nas novas gerações. 

Em 2012, a grife foi comprada pela Mayhoola, um fundo de investimentos que ainda possui marcas como a Balmain e Pal Zileri, em 2023 a Kering, grupo francês dono da Gucci, Balenciaga, Bottega entre outros, adquiriu 30% da marca com opção para adquirir o restante até 2028.


Look apresentado no desfile de primavera/verão Valentino 2025 (Foto: Reprodução/Victor Virgile/Getty Images Embed)


Em 2024, Alessandro Micheli, ex-diretor criativo da Gucci, assumiu agora função na Valentino, ele conhecido por seu estilo maximalista, algo bem diferente do tradicional da Maison, a coleção de estreia não atingiu a expectativa de receita. Porém Bellini afirmou que confia fortemente no potencial criativo do estilista e que ambos já conversaram sobre o ‘realinhamento criativo’ da marca. 

Expectativas para o novo diretor

Após uma tentativa de relançamento da marca, agora sob direção criativa de Alessandro Michele, ex-Gucci, os resultados financeiros esperados não foram atingidos, Bellini entra para tentar reverter esses resultados.

Com sua vasta experiência no mercado de luxo e seu estilo inclusivo de liderança, pode-se esperar uma reestruturação na marca, já que Bellini foi o responsável por exemplo da descontinuação da linha “See by Chloé” e por iniciativas sustentáveis que ajudaram a garantir a certificação B Corp, classificação dada a companhias que têm impacto ambiental positivo.