A Valentino inicia uma nova era em 2025, sob o comando criativo de Alessandro Michele. Em uma estratégia ousada, a maison anunciou mudanças em sua programação de desfiles, que realizará apenas um desfile anual dedicado à alta costura, em janeiro, durante a Paris Fashion Week.
Essa abordagem busca valorizar o tempo e o artesanato necessário para criar peças exclusivas, elevando ainda mais o status artístico da marca. Vale relembrar que o último desfile de alta costura da Valentino foi em janeiro deste ano, que acabou por ser a coleção final de Pierpaolo Piccioli para a maison em Roma.
Alessandro Michele após sua estreia nas passarelas para a Valentino Primavera/Verão 2025 (Foto: reprodução/Victor Virgile/Getty Images embed)
A alta costura será tratada como uma verdadeira “forma de arte atemporal”, apresentada uma vez ao ano, uma ruptura com a prática anterior de múltiplos desfiles. Decisão favorável ao coletivo, pensando na criação de peças bem trabalhadas que a Alta Costura demanda. Segundo comunicado oficial, a mudança permitirá uma dedicação maior ao savoir-faire que caracteriza a Valentino. O CEO Jacopo Venturini, com Michele, pretende reverenciar ainda mais esse trabalho artesanal.
“Uma forma de arte atemporal, a alta-costura da maison só ganhará vida na passarela uma vez por ano, uma novidade em relação ao passado que fortalecerá ainda mais a sua inspiração e valor artístico”, indicou em comunicado a Valentino, acrescentando que “com o CEO, Jacopo Venturini, e o diretor criativo, Alessandro Michele, os aspectos de alta costura da marca continuarão a se desenvolver, e o artesanato que as coleções de alta costura exigem agora será ainda mais reverenciado, já que terão o luxo do tempo.”
Inovações para o prêt-à-porter
No prêt-à-porter, a maison também propõe uma inovação: as coleções masculinas e femininas serão apresentadas juntas na Semana de Moda Feminina em Paris. A decisão reforça uma visão mais coesa e fluida da moda, alinhando a narrativa criativa do novo diretor criativo da marca e podendo trazer benefícios logísticos para o mercado de moda. Antes da decisão, a grife apresentava as novidades da moda masculina durante a Semana de Moda dedicada aos homens.
A primeira coleção para a Valentino pela visão de Alessandro Michele foi revelada em junho por meio de um lookbook dedicado à coleção cruise de primavera 2025. Coleção altamente elogiada, densa e rica em detalhes, com a sua assinatura bem clara nas peças, fazendo referência aos dias de glória da maison nos anos 70.
Retorno de Alessandro às passarelas
Sua grande estreia aconteceu durante a fashion week parisiense feminina no desfile de Primavera/Verão 2025, em 29 de setembro deste ano. A ocasião marcou seu retorno às passarelas após mais de um ano fora desde seu último desfile para Gucci, onde liderou a direção criativa de 2015 a 2022.
Conhecido por suas habilidades artísticas, Michele prometeu um evento memorável de estreia, misturando moda eclética e abundante, gêneros e influências entre excentricidade e peças clássicas. Esse retorno do designer à passarela foi um momento aguardado.
Coleção de estreia de Alessandro Michele para Valentino (Foto: reprodução/ Daniele Venturelli/ Getty Images Embed)
Essa estratégia da Valentino reflete uma tendência crescente no mercado de luxo: priorizar exclusividade e qualidade sobre quantidade. Com menos apresentações e um foco maior na excelência, a maison romana reafirma seu lugar como uma das líderes globais da moda, enquanto cria um impacto significativo tanto no mercado quanto no imaginário de seus consumidores.