Na passarela da Prada, durante a Milão Fashion Week que está acontecendo nesta semana, Miuccia Prada e Raf Simons, co-diretores criativos da grife italiana, apresentaram a coleção masculina para a primavera/verão 2025. Ela rompe de forma contundente com a estética da coleção anterior, que era focada na sobriedade, trazendo cores e jogos de perspectiva.
Adeus à sobriedade e ao minimalismo
A coleção anterior da Prada masculina se caracterizava por uma paleta de cores sóbrias, peças minimalistas e um foco no tailoring preciso. Essa estética séria e profissional agora dá lugar a uma explosão de cores vibrantes, estampas divertidas e silhuetas descontraídas na nova coleção, que busca celebrar a energia contagiante da juventude.
Desfile da coleção primavera/verão 2025 da Prada Milano (Vídeo: Reprodução/Instagram/@prada)
Miuccia Prada e Raf Simons se inspiraram em memórias afetivas, na cultura jovem e na simplicidade para criar essa coleção vibrante. Casacos de couro, jaquetas utilitárias e suéteres de lã em proporções menores remetem à nostalgia, enquanto camisetas com estampas de Bernard Buffet, em vez de bandas famosas, reforçam a conexão com a cultura jovem.
Tecidos leves como algodão, calças confortáveis e mocassins são outros elementos muito perceptíveis nos looks exibidos na passarela. O trompe-l’oeil, que se utiliza de ilusões de ótica, também é um elemento importante da coleção, enganando os olhos do público. Essa brincadeira com a ilusão deu o nome da coleção chamada de “Closer”, pois, ao ser observada mais de perto, ganha outra percepção.
Um olhar para o futuro
A nova coleção representa uma ruptura radical com o passado da Prada masculina, demonstrando a ousadia da marca em abraçar novas estéticas, ao mesmo tempo que recicla tendências passadas e nostálgicas. Esse é o grande lema da moda, afinal, nada é criado do zero, tudo se transforma conforme o tempo.
Um dos looks apresentados durante o desfile na Milão Fashion Week (Vídeo: Reprodução/Instagram/@prada)
Ao contrário da coleção anterior, que se caracterizava pelo minimalismo e pela sobriedade, a nova coleção da Prada masculina exibe cores, estampas e silhuetas descontraídas. Essa mudança parece refletir o desejo da marca de se conectar com as novas gerações, dar valor à juventude e demonstrar a capacidade da marca de se reinventar a cada coleção.