Na última terça-feira (16), foi divulgado pela Americanas S.A que uma investigação independente confirmou a existência de uma fraude contábil em suas operações. De acordo com o comunicado oficial, a fraude foi identificada principalmente por meio de lançamentos indevidos na conta de Fornecedores, utilizando contratos fraudados de valor a pagar com clientes e operações financeiras conhecidas como risco sacado.
Impactos significativos
As evidências que foram apresentadas ao Conselho de Administração da empresa revelaram que os responsáveis por orquestrar e comandar as fraudes já não fazem mais parte do quadro de funcionários da empresa. A varejista ressaltou que as medidas necessárias serão tomadas junto as autoridades competentes, incluindo o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Comissão de Valores Mobiliários.
Hacker (Foto: reprodução/Sean Anthony Eddy/Getty Images Embed)
A diretoria da empresa foi orientada, pelo Conselho de Administração, para avaliar e implantar medidas para a defesa dos interesses sociais da companhia, bem como o ressarcimento pelos prejuízos causados. Essa orientação visa garantir que a empresa recupere os danos financeiros sofridos e fortaleça seus controles internos para evitar futuras irregularidades.
A confirmação desta fraude contábil representa um grave golpe para a Americanas, podendo impactar na confiança dos investidores e do mercado em relação à governança corporativa da empresa. No entanto, a Americanas garantiu comprometimento em agir com transparência e rigor na apuração dos fatos e na punição dos responsáveis, buscando restabelecer a confiança do mercado e de seus acionistas.
Medidas a serem tomadas
Este caso mostra a importância de mecanismos mais tecnológicos de controle interno e auditoria para prevenir certos ataques e identificar as fraudes o quanto antes. A Americanas pretende usar essa situação como uma oportunidade para revisar e aprimorar suas práticas de governança, visando a fortalecer sua integridade corporativa e assegurar a proteção dos interesses e de seu público.
Além das medidas imediatas, a Americanas considera implementar um plano abrangente de recuperação e fortalecimento institucional. Esse plano irá incluir a revisão completa de seus processos financeiros e operacionais, acionando tecnologias avançadas de monitoramento de transações e contratação de especialistas em compliance e auditoria forense.