Apple leva 1,5 milhão de IPhones da Índia para os EUA para driblar tarifas

Após o anúncio das tarifas de importação, feito pelo presidente Donald Trump, a Apple fretou aviões cargueiros para conseguirem transportar 1,5 milhão de unidades de IPhone, o equivalente a 600 toneladas, da Índia para os Estados Unidos. Isso foi feito como uma maneira de “vencer” a medida do presidente, pois as tarifas impostas sobre a […]

11 abr, 2025
Foto destaque: Medida da Apple tenta contornar as tarifas impostas sobre a China (Foto: reprodução/Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images Embed)
Foto destaque: Medida da Apple tenta contornar as tarifas impostas sobre a China (Foto: reprodução/Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images Embed)
IPhone 16 em cima de um MacBook com a logo da Apple

Após o anúncio das tarifas de importação, feito pelo presidente Donald Trump, a Apple fretou aviões cargueiros para conseguirem transportar 1,5 milhão de unidades de IPhone, o equivalente a 600 toneladas, da Índia para os Estados Unidos.

Isso foi feito como uma maneira de “vencer” a medida do presidente, pois as tarifas impostas sobre a China, a maior fabricante de smartphones, seriam as mais severas.

A medida da Apple

A Apple, considerada a maior empresa de tecnologia do mundo, tomou uma medida visando contornar as tarifas de importação, feitas pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa medida inclui a importação de aparelhos da linha IPhone, da Índia para os EUA.

Esse esquema ocorre, pois as tarifas colocadas sobre a China, que é a maior fabricadora e exportadora dos celulares, foram as mais impactantes, em 125%, muito mais do que os 26% cobrado na Índia.

De acordo com fontes da Reuters, o peso total dos telefones transportados foi de 600 toneladas, distribuídas entre seis aviões, ou seja, 100 toneladas por veículo.

Tendo em mente que o peso de um IPhone 14, junto de um cabo de carregamento, embalados, é de aproximadamente 350 gramas, o que significa que de acordo com os cálculos, isso equivale à 1,5 milhão de aparelhos.


Caixa de IPhone 16 em loja da Apple (Foto: reprodução/Jay L Clendenin/Getty Images Embed)


A fonte da Reuters ainda acrescentou que a empresa fez lobby com as autoridades dos aeroportos indianos, para diminuir o tempo de passagem pela alfândega no aeroporto de Chennai, no Estado de Tamil Nadu, de 30 horas para 6 horas.

Mudanças nas indústrias indianas

Com essa medida da Apple em aumentar a produção e exportação de IPhones da Índia, tentando alcançar 20% das importações, o equivalente a um quinto, sendo o resto pertencente à China, as fábricas indianas tiveram mudanças em seu esquema de trabalho. A mais notável foi que os domingos começaram a contar como dia de trabalho.


IPhones 16 expostos em loja da Apple (Foto: reprodução/Hector Retamal/AFP/Getty Images Embed)


A maior fábrica da Índia, a Foxconn, em Chennai, funciona agora aos domingos. Essa fábrica foi responsável por produzir 20 milhões de aparelhos celulares no ano passado, incluindo os modelos recentes, o IPhone 15 e 16. Essas ações devem impulsionar as produções da Índia e as ações no meio de fábricas do país.

Mais notícias