Bacio di Latte mira faturamento de R$ 1,2 bilhão em 2025 com expansão e novos produtos

Expansão internacional e inovação no portfólio impulsionam estratégia de crescimento

Helene Ferreira Por Helene Ferreira
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Foto destaque: Bacio di Latte inova (Reprodução/ Bloomberg / Colaborador/ Getty Images Embed)

A rede de gelatos Bacio di Latte, que atualmente opera pouco mais de 200 lojas próprias, projeta encerrar o ano com um faturamento próximo a R$ 890 milhões. Para 2025, a meta é alcançar R$ 1,2 bilhão. Para atingir esse objetivo, a empresa aposta na expansão de suas operações, com novas inaugurações no Brasil e no exterior, além do fortalecimento de sua presença no varejo e no canal digital.

O mercado em alta tem contribuído para a obtenção de resultados positivos ano após ano. Segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o volume de sorvetes comercializados registrou um crescimento de 22,4% no segundo semestre do ano passado. A projeção é que o ano feche com um aumento de 5%.

”Estamos crescendo de forma sustentável com aumento do resultado das lojas, novos canais e formatos”, afirmou o fundador da Bacio di Latte, Edoardo Tonolli.

Produção artesanal


Loja de sorvetes Bacio di Latte no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/
Bloomberg /Colaborador/ Getty Images Embed)


A produção dos gelatos adota um modelo artesanal, no qual os ingredientes frescos são entregues diariamente nas unidades e transformados em sorvetes no mesmo dia, assegurando a qualidade e a textura distintiva da marca. O modelo artesanal na produção de gelatos desempenha um papel essencial para assegurar a qualidade e a autenticidade do produto, o que resulta em sorvetes com sabor mais intenso e textura cremosa, características que frequentemente diferenciam os gelatos artesanais dos industrializados.

Além disso, o processo artesanal permite maior controle sobre as etapas de produção, possibilitando ajustes precisos na receita para atender aos padrões da marca e às preferências dos consumidores. Esse cuidado reduz a necessidade de conservantes ou aditivos artificiais, favorecendo um produto mais natural e saudável.

Por fim, o modelo artesanal fortalece o posicionamento da marca no mercado, já que transmite um apelo de exclusividade e dedicação, valores que são especialmente valorizados por consumidores em busca de experiências gastronômicas únicas.

Mercado internacional

A Bacio di Latte deu início à sua operação nos Estados Unidos em 2017, abrindo sua primeira loja na Califórnia. Desde então, a marca tem expandido gradualmente sua presença na região, onde atualmente opera sete unidades, todas localizadas no estado devido ao elevado fluxo de consumidores. Nas próximas semanas, duas novas lojas serão inauguradas. Apesar do crescimento, a adaptação ao mercado americano apresentou desafios significativos.

Entre os sabores adaptados ao paladar americano, destacam-se os gelatos de cookies and cream e caramelo salgado. Outra característica específica do mercado local é a dinâmica de consumo: nos Estados Unidos, o cliente realiza o pagamento apenas ao deixar a loja, diferentemente do Brasil, onde o pagamento é feito no momento da retirada do gelato no balcão.

Comunicóloga, jornalista e estudante de Letras.