O Carnaval do Rio, neste ano de 2025 deve movimentar quase R$6 bilhões e, na cidade, devem ter mais de 8 foliões em diversos eventos carnavalescos. Neste valor estão incluídos os ingressos de todos os ensaios e os gastos de alimentação, hospedagem, transporte entre outros, para as pessoas que estão e irão continuar participando das celebrações.
Um Carnaval de sucesso
De acordo com uma estimativa da Prefeitura da cidade de Rio de Janeiro, o Carnaval deste ano deve arrecadar R$5,7 bilhões. Dentro deste valor estão inclusos os gastos de foliões e turistas, tanto nacionais quanto internacionais, com hospedagem, transporte, alimentação e outros custos que possuam alguma relação com a celebração.
Neste ano, pela primeira vez, os desfiles das escolas de samba ocorrerão no Sambódromo durante sete dias: duas noites da Série de Ouro, três noites do Grupo Especial, uma noite do desfile das Escolas de Samba Mirins e o Sábado das Campeãs. Ainda, são considerados os 11 dias dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, durante os meses de janeiro e fevereiro, que tiveram arquibancadas lotadas.
Ensaio para desfile de Carnaval (Foto: reprodução/Buda Mendes/Getty Images/Embed)
Todos os dados da pesquisa fazem parte da publicação “Carnaval de Dados”, um estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo Instituto Fundação João Goulart e pela Riotur.
A movimentação na cidade
A estimativa do público total, no município, é de 8 milhões de foliões distribuídos entre todos os eventos, sendo eles os desfiles, os blocos de rua e os bailes populares. Em sua totalidade, foram autorizados pela Prefeitura, 457 blocos, que devem reunir 6 milhões de carnavalescos.
Bloco de Carnaval no Rio (Foto: reprodução/PABLO PORCIUNCULA/AFP/Getty Images Embed)
O Carnaval, portanto, não é apenas uma festa, mas um verdadeiro motor de desenvolvimento. A apresentação de dados e resultados ligados ao evento dá luz à responsabilidade com que a festa precisa ser tratada, assim como o cuidado diário com a cidade diz o presidente da Riotur” diz Bernardo Fellows.
Serão 9 megablocos, com mais de 2,5 mil horas de apresentação, que vão concentrar 54% do público esperado.