A tokenização, vista como o possível futuro dos serviços financeiros, ainda enfrenta desafios significativos, com muitos projetos lutando para materializar sua promessa. Esta tecnologia baseada em blockchain busca revolucionar pagamentos instantâneos, proteger identidades e ativos, e fornecer uma barreira contra políticas governamentais inflacionárias. Apesar das expectativas, poucas empresas adotaram amplamente a tokenização. Embora apresente benefícios como recibos digitais para ativos do mundo real, incluindo imóveis, arte, títulos e propriedade intelectual, sua implementação em larga escala ainda é um desafio.
Plataformas de blockchain em rumo à inovação financeira evitando obstáculos (Foto: Reprodução/Exame)
Com apoio de gigantes financeiras os resultados ainda são fracos
Embora a tokenização tenha ganhado apoio de gigantes financeiros como Blackrock e Goldman, os resultados ainda são modestos. Parcerias como a associação com a WisdomTree para lançar fundos tokenizados e aplicativos de baixo custo para acompanhar índices de ações e títulos têm ativos combinados de apenas US$ 12 milhões até o momento.
Um marco notável na história da tokenização foi em março de 2015, quando a startup de Nova York, Digital Asset Holdings, liderada por Blythe Masters, ex-executiva do JPMorgan, buscou revolucionar esse setor. No entanto, após cinco anos, o encerramento do negócio foi anunciado.
Um dos poucos sucessos tem sido o crescimento dos stablecoins, atingindo um mercado global de US$ 127 bilhões. No entanto, seu uso primário permanece para negociações especulativas em bolsas de criptomoedas não regulamentadas.
Fortes empresas continuam investindo
Apesar das limitações, empresas como o Citi e a Bolsa de Valores de Londres continuam investindo na tokenização. O Citi, por exemplo, planeja tokenizar os depósitos dos clientes, permitindo transferências instantâneas em qualquer horário, enquanto a Bolsa de Valores de Londres se prepara para lançar um negócio de tokenização, concentrando-se inicialmente em private equities.
A promessa da tokenização permanece, mas os desafios de implementação e adoção em escala ainda persistem, mantendo-a distante de seu potencial total no setor financeiro.
Foto destaque: Fintechs e tecnologia no futuro da tokenização em debate. Reprodução/E-Investidor-Estadão