O Itaú Unibanco anunciou na última sexta feira (27), o mais novo presidente da Cubo, um hub de inovação do banco. O nomeado para o cargo foi Paulo Costa, que substituirá Pedro Prates, Costa passou os últimos anos na Neo, gestora de fundos de investimentos, além de já ter sido executivo da Accenture.
No mês de abril, o presidente do banco Itaú, Milton Maluhy, anunciou que o banco iria iniciar uma plataforma de investimentos em startups do banco. Paulo Costa se junta a Anderson Thees e Manoel Lemos nessa plataforma criada por Maluhy.
Cubo nomeia Paulo Costa como seu novo presidente (Foto:Reprodução/MoneyTimes)
No ano de 2021, as startups Cubo Itaú receberam mais de 3 bilhões de reais em forma de investimentos, essa quantia supera em cerca de 60% a mais nos investimentos feitos no ano de 2020. Essa gigantesca quantia se deu graças a relação entre startups e corporações.
Essa relação se tornou mais próxima no período de pandemia, que acabou por acelerar a transformação digital. Em diversos formatos, como o corporate venture capital, fusões e aquisições, plug and play e prova de conceito (PoC), essas parcerias causaram uma grande movimentação no cenário da inovação.
O Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento de empreendedorismo tecnológico da América Latina.
O espaço do Cubo Itaú foi fundado em 2015 pelo Itaú Unibanco junto com a Redpoint eventures e apresenta como co-heads Renata Zanuto e Pedro Prates. Segundo Ricardo Guerra, CTO do Itaú Unibanco, a ideia de criar uma startup foi bastante desafiadora, mas já tinha a intuição de que esse projeto era uma grande oportunidade de investimento em empreendedorismo e que poderia trazer também muito aprendizado e conhecimento a respeito das novas tecnologias presentes em diversos negócios.
Com o passar do tempo, o Cubo passou a ser aprovado com o sucesso do hub de inovação e gerou diversos resultados positivos ao ecossistema, trazendo também benefícios ao banco.
Foto destaque: Fachada Agência Banco Itaú Reprodução/Yahoo