Lucro trimestral da Apple fica abaixo do esperado pela primeira vez desde 2016

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
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A Apple publicou, nesta quinta-feira (2), o resultado de vendas e lucros no último trimestre. Esteve abaixo das expectativas de Wall Street, influenciados pelas fracas vendas de iPhones após restrições da Covid-19 na China interromperem a produção do produto mais vendido da empresa.

As vendas da Apple caíram 5% no trimestre, para US$ 117,2 bilhões, com queda em todas as partes do mundo.

A Apple apresentou recuo nas vendas em cada categoria de produtos, exceto pelos ganhos em serviços (como Apple TV+, App Store e Apple Music, por exemplo) e iPads.

O lucro por ação da empresa foi de US$ 1,88, a primeira vez que a Apple fica abaixo da expectativa do mercado desde 2016. Analistas esperavam vendas de US$ 121,1 bilhões e lucro de US$ 1,94 por ação, segundo dados do IBES, da Refinitiv.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, afirmou à Reuters que as interrupções na produção que afetaram o trimestre da empresa acabaram. Durante o primeiro trimestre fiscal, que teve fim em 31 de dezembro, a companhia passou por problemas que geraram uma projeção de queda nas vendas.


Tim Cook (Foto: Reprodução/R7)


O maior deles foi a pressão na cadeia de suprimentos, uma vez que restrições da Covid-19 em uma fábrica de fornecedores em Zhengzhou, na China, desaceleraram a produção de iPhones 14 Pro e Pro Max. Ambos os modelos têm preços “premium”, o que tradicionalmente ajuda a aumentar as margens da Apple.

O dólar forte também atrapalhou a companhia, que obtém mais da metade de suas vendas fora das Américas, mas o efeito foi menor que o esperado, porque a moeda norte-americana já cedeu dos picos atingidos em 2022. A Apple havia alertado os investidores de que essas questões cambiais prejudicariam as vendas em 10%, mas disse nesta quinta-feira que o efeito real foi de 8%.

A companhia disse que as vendas do iPhone ficaram em US$ 65,8 bilhões no trimestre, queda de 8% ante mesmo período do ano anterior e abaixo das estimativas de analistas de 68,3 bilhões de dólares.

O segmento de serviços da empresa, que inclui negócios de conteúdo como a Apple TV+, bem como de software, como a App Store, teve alta de 6% na receita, para US$ 20,8 bilhões. A expectativa de analistas era de 20,7 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

As vendas dos computadores Mac, que cresceram durante a pandemia, caíram 29% ano a ano, para US$ 7,7 bilhões. A projeção era de US$ 9,6 bilhões.

Executivos da Apple alertaram em 2022 que as vendas de Mac provavelmente recuariam. Os resultados do ano anterior incluíram uma explosão de vendas associada ao lançamento de novos computadores MacBook Pro com processadores desenvolvidos pela Apple.

As vendas do iPad, que também haviam tido um aumento relacionado à pandemia, cresceram 30%, para US$ 9,4 bilhões, apesar da estimativa de US$ 7,8 bilhões, segundo dados da Refinitiv. A receita do segmento de acessórios como Apple Watch e AirPods caiu 8%, de US$ 15,2 bilhões para US$ 13,5 bilhões.

 

Foto destaque: Apple. Reprodução/Apple

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