Elon Musk, presidente-executivo da montadora de automóveis elétricos, fez a entrega no dia 1º dezembro do primeiro caminhão pesado montado pela Tesla, o Semi, para à Pepsico, mesmo assim ele não forneceu uma previsão atual de qual poderá ser o valor cobrado no mercado, expedientes para sua produção e a tonelagem que ele consegue transportar de carrego.
O dono da Tesla, chegou na cena que acontecia na fábrica da montadora em Nevada, Estado americano, dizendo que o caminhão elétrico vai diminuir o lançamento gases poluidores, superando também o veículos a diesel em potência e proteção.
apesar disso, entendedores do segmento mantêm-se incrédulos quando o assunto é o potencial dos caminhões à bateria no sustento do translado de volumes pesados por milhares de quilômetros com economia.
Essa é a primeira vez que a Tesla apresenta uma novidade após Elon adquirir o Twitter, que para um pequeno numero de investidores pode ter virado uma desconcentração para o CEO. A montadora não falou sobre os valores cobrados no mercado para comprar o Semi, nem esclareceu mais sobre modelos do caminhão já projetadas ou citou o tempo previsto para entregar os veículos para a Pepsico e outros consumidores.
Semi, o caminhão elétrico da Tesla. (Foto:Reprodução/Interesting Engineering).
Outro detalhe que chamou atenção foi que a Tesla não forneceu quanto pesava o Semi sem carga, um princípio basilar que os especialistas aguardavam com ansiedade, além de avaliação relevante sobre a competência dos veículos pesados movidos a eletricidade.
Como de costume nos eventos da empresa, a entrega do Semi foi encerrada sem que houvesse chances de poderem fazer tais indagações ao presidente-executivo da Tesla.
A companhia afirmou no ano de 2017 que o modelo que tinha autonomia para 482 km do caminhão seria vendida por US$ 150 mil, já o com 804 km de autonomia sairia por US$ 180 mil. Mas, como os valores cobrados pelo carros elétricos de passageiros sofreram reajustes acentuados, não se sabe o que pode esperar.
Em recente afirmação, o presidente da Tesla, Robyn Denholm, declarou que fábrica pode montar 100 caminhões no ano de 2022. Na visão do CEO, Musk, a empresa planeja fabricar 50 mil Semis em 2024.
Veículos da classe do Semi retratam somente 1% do faturamento nos Estados Unidos, além dos 20% das remessas comuns de automóveis, comunicou a Tesla.
O caminhão entregue utiliza 3 motores movidos a eletricidade que foram criados para o modelo de performance do Model S, da empresa, sendo que somente um é para velocidade de estradas e os outros servem de reservas na necessidade de acelerar mais o caminhão, esse detalhe faz o veículo ser mais eficiente quando se trata de energia, declarou Elon Musk.
“Essa coisa tem uma força absurda em relação a um caminhão a diesel”, afirmou Musk. “Basicamente, é como um elefante se movendo como um guepardo.”
Foto destaque: Reprodução/LinkedIn.