Um balanço feito pela Binance, corretora de criptomoedas, registrou que os NFTs chegaram a R$5,3 bilhões em vendas no primeiro semestre. Apesar de ter atingindo um crescimento de 30% no início do ano tendo um pico de vendas, os tokens não sustentaram as vendas no decorrer dos meses. Se comparar ao ano de 2022, os NFTs tiveram uma queda de 75,9%, mas em relação ao segundo semestre do ano passado, as vendas aumentaram em 32,9%.
Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil acredita que os NFTs têm muito a crescer e que o mercado é novo, além da tecnologia a cada ano ter inovação e crescimento. Nazar também afirma que os tokens podem ser mais que apenas colecionáveis que eles podem contribuir para os setores de entretenimento e esportes, evitando que os tickets sejam roubados, clonados, além de definir um valor máximo para revenda fazendo com que tenha uma maior segurança para os eventos.
Ilustração de macaco estilo NFT desenhada à mão (Foto: reprodução/Freepik)
Estratégia para o futuro dos NFTs
A Binance já pensou em uma estratégia para alavancar as vendas, o setor do entretenimento é um grande aliado dos NFTs. A nova fase chegou ao futebol iniciando em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve o primeiro NFT da história do Brasileirão. Com o acesso a tecnologia os torcedores poderão ter uma melhor experiência e vantagens exclusivas para quem adquirir os tokens.
NFT
O NFT é a abreviação de “Non-Fungible Token” (“token não fungível”, em tradução livre para o português), que é uma representação digital onde o autor possui o direito de propriedade, pode ser, por exemplo, uma arte, meme, tweet, item colecionável. Durante a pandemia, o mercado de ativos digitais ganhou força como um item de coleção.
Foto destaque: Imagem ilustrativa de NFT. Reprodução/pikisuperstar/Freepik