Nubank totaliza 53,9 milhões de clientes e triplica receita para o 4º trimestre

Wagner Edwards Por Wagner Edwards
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O Nubank (NUBR33) divulgou durante a noite da última terça-feira (22) que o banco atingiu o número de 53,9 milhões de clientes e triplicou a receita da instituição durante o quarto trimestre de 2021. Este é o primeiro balanço financeiro publicado pela fintech desde a abertura de capital na Bolsa de Nova Iorque em dezembro passado.

A soma dos 53,9 milhões de usuários no fim do quatro trimestre representa um avanço equivalente a 61,9% na base anual. Em comparação com o ano anterior, durante o mesmo período, o crescimento havia sido de 65,8%, contudo, apenas 41,1 milhões de clientes possuíam contas ativas –– isto é, realizavam movimentação financeira ou contratação de serviços.

As receitas, ainda, subiram 214% para a base anual, arrecadando US$ 365,9 milhões em meio ao quarto trimestre.

“O Nu teve um forte começo como companhia de capital aberto, como ficou claro no nosso desempenho no quarto trimestre. Estamos agora acelerando os esforços para crescer o ecossistema do Nu, aprimorar nossa plataforma bancária digital líder e expandir para novos mercados geográficos de forma a melhorar o acesso financeiro para muitas outras pessoas”, explicou o CEO e cofundador da empresa, David Vélez, no release de resultados.


Nasdaq dando os parabéns ao Nubank pela incorporação da empresa na bolsa de valores. (Foto: Divulgação/Nubank).


Indicadores financeiros são cruciais para análise do desempenho das ações de uma empresa. Um em particular, intitulado de ARPAC (receita média mensal por cliente ativo), indicou US$ 5,6 no trimestre final de 2021, representando um avanço de 66,2% com relação ao mesmo período de 2020 (US$ 3,3). Importante destacar que esse cálculo não exclui os efeitos de variação do câmbio no referente período.

Esses dados são relevantes por demonstrarem a eficácia do banco quanto a rentabilizar a operação em cima de sua extensa base de usuários. Geralmente, bancos incumbentes geram receitas dez vez maiores por cliente.

Além disso, a própria carteira de crédito, um artigo financeiro responsável por rentabilizar a operação, alavancou de US$ 500 milhões para US$ 2 bilhões no período de um ano em meio ao quarto trimestre do ano passado.

O banco digital revelou, ainda, que o sinalizador de inadimplência –– atrasos acima de 90 dias –– está sob controle, demonstrando uma pequena alta de 3,4% no terceiro trimestre para 3,5% no quarto; valor inferior às médias de mercado.

 

Foto de destaque: divulgação Nubank. Divulgação/Nubank.

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