Nessa terça-feira (10) a empresa farmacêutica Pfizer disse que pagará 11,6 bilhões de dólares para comprar a Biohaven Pharmaceutical, a Pfizer aposta em uma nova classe de medicamentos para enxaqueca, fazendo com que aumente o número de vendas.
Logo Biohaven. (Foto:Reprodução/BusinessWire)
Após o anúncio as ações da Biohaven aumentaram cerca de 70%, a farmacêutica disse que poderia chegar a lucrar no seu pico de venda anual, 6 bilhões de dólares com as vendas do remédio para enxaqueca. Só nesse ano, a Biohaven prevê entre 825 milhões de dólares a 900 milhões de dólares com vendas do Nurtec, esse é o maior ativo de vendas da empresa que no ano de 2021 o medicamento gerou 462,5 milhões de dólares.
A empresa está projetando um spray nasal para tratamento de dor de cabeça, e um gel para a sua prevenção chamado de Zavegepant, em novembro do ano passado a Pfizer já se associou com a Biohaven para comercializar o Zavegepant e o Nuntec fora dos Estados Unidos.
As pílulas inibidoras de CGRP (substâncias envolvidas nas crises de enxaquecas), de acordo com a Pfizer, representarão cerca de 40% das prescrições médicas para enxaqueca, atualmente representa 5%.
A Pfizer assumiu uma participação de 2,6% na Biohaven em novembro, além disso, a farmacêutica norte-americana também irá adquirir todas as ações que a Biohaven não tem por 148,50 dólares por ação em dinheiro, com isso, vai ter um ganho de 78,6% em relação ao fechamento na segunda (9), tudo isso sob termos de acordo.
A Pfizer planeja também usar uma nova empresa de capital aberto para separar os medicamentos contra enxaqueca da Biohaven, metade do valor será direcionado a Biohaven.
Esta é a maior aquisição da Pfizer desde de 2016, quando eles compraram a Medivation por 14 bilhões de dólares, 81,50 dólares por ação, essa é a maior empresa de medicamento contra câncer.
Foto destaque: Logo Pfizer. Reprodução/IstoéDinheiro