A carreira de Pelé, que morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, assim como a de outros jogadores, foi marcada pelo estrelato e a presença em campanhas publicitárias no Brasil e no mundo. Relembre aqui algumas das propagandas mais famosas que contaram com o brilho do Rei do futebol.
Em 2002, Pelé participou de um comercial de um remédio para disfunção erétil. A frase “fale com o seu médico, eu falaria…” ficou marcada para o público da época.
Pelé em campanha da Rayovac (Foto: Reprodução/G1)
Ele esteve ao lado de diversas outras estrelas, não só do mundo da bola, em outras aparições no mundo publicitário:
- Nos anos 1980, Xuxa e Pelé fizeram a campanha de Natal da Francisco Xavier Imóveis. O relacionamento entre os dois é comentado até hoje.
- Em 1998, estrelou uma propaganda da esponja de aço Bombril ao lado do ator Carlos Moreno, figura carimbada da marca.
- Em 2010, esteve na campanha da marca de luxo francesa Louis Vuitton ao lado de Maradona e Zidane.
- Em 2014, dividiu a tela com o jogador português Cristiano Ronaldo em um comercial da companhia aérea Emirates.
- Em 2021, enviou uma mensagem a Mark Zuckerberg o chamando de “King of Zap Zap” para uma campanha de lançamento do WhatsApp Pay.
Entre 1995 e 1998 foi ministro dos Esportes no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na época, Pelé ganhou espaço na TV cantando o jingle “Toda criança na escola”, uma campanha criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de incentivar a alfabetização infantil e que ficou famosa.
Outros setores que contaram com a presença de Pelé foram bebidas, companhias aéreas, imobiliárias, lojas populares, telefonia, grifes de roupas de luxo e empresas de tecnologia.
Algumas marcas que contrataram o Rei do futebol são: Atari, Biotônico, Bombril, Café Pelé, Casas Bahia, Coca-Cola Japão, Emirates, Honda, Head & Shoulders, Louis Vitton, Monark, Nokia, Pepsi, Pfizer, Rayovac, Vitasay, Vivo e Volksvagen.
Foto destaque: Pelé em propaganda da Honda. Reprodução/Honda