A edição 101 da Forbes Brasil traz na capa Ronaldo Nazário, mais conhecido por Ronaldo “Fenômeno”. Após dez anos, o pentacampeão com a seleção brasileira volta a capa da revista Forbes, novamente como empresário vencedor, após ser responsável pelo choque de gestão no Cruzeiro, clube que é dono.
Em dezembro de 2021, o jogador Ronaldo Fenômeno comprou o Cruzeiro, time que o revelou, por R$400 milhões, 90%, e assumiu a dívida do clube, que passava de um bilhão de reais. Assim, tornando o clube mineiro a primeira SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no Brasil.
O clube, que a um ano atrás estava à beira da falência, rebaixado no campeonato e sem perspectiva de acesso à série A do brasileirão, no dia 21 de setembro foi classificada com incríveis 7 jogos de antecedência, um recorde na competição. Além do centenário clube mineiro, Cruzeiro, time que o iniciou no futebol, Ronaldo é dono do time espanhol Real Valladolid, time que também subiu para a série A de La Liga, campeonato espanhol. Esse sucesso rápido, para ambos os clubes, está sendo considerado uma inovação no futebol brasileiro e no futebol mundial.
Ronaldo Fenômeno na sua primeira coletiva como dono do Cruzeiro (Foto: Reprodução/MKTesportivo)
Ronaldo não é um daqueles donos omissos, que compram o clube e deixam na mão de terceiros. Ao invés disso, ele prefere participar do dia a dia dos jogadores, manter contato com eles e estar presente nas evoluções. Durante sua participação em um dos episódios do Flow podcast, ele conta cituações cômicas vividas no clube espanhol, no qual é dono, e bastidores com os jogadores.
Gestões bem sucedidas estão no cerne da lista “Melhores CEOs do Brasil 2022” da Forbes, na qual vai conhecer 10 líderes de grandes empresas que viram sua reputação, seus números e seu comprometimento com a agenda ESG melhorarem nesse ano, graças a esforço e talento de seus executivos.
Dentre várias virtudes que eles destacam, a humildade é a maior delas, e a maior humildade que eles tiveram foi reconhecer suas limitações em momentos de crise, e então buscar pessoas que consigam resolver os seus problemas. Não por acaso, o mercado brasileiro e o global de consultorias vive um único momento de alta, renovação e relevância.
Foto Destaque: Ronaldo Nazário. Reprodução/Forbes