Semana agitada no mercado financeiro brasileiro e internacional

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
2 min de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está entre os destaques do mercado financeiro nesta semana. Já no campo internacional, os estadunidenses e europeus aguardam pelos números dos índices de gerentes de compras, ou PMIs dos setores de indústria e de serviços. Confira abaixo pontos significativos da agenda financeira.

A segunda-feira começou com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, documento que apresenta as projeções do mercado para os indicadores da economia brasileira. O relatório aponta que o IPCA deve encerrar 2023 em 5,90%, valor superior ao previsto na semana anterior de 5,89%. Além disso, é esperado um crescimento no PIB deste ano de 0,84%. O documento também aborda previsões sobre taxa Selic, câmbio, e dívida líquida.


Relatório Focus aponta IPCA 2023 em 5,90% (Foto: Reprodução/Instagram)


   

Na terça-feira, último dia de fevereiro, o IBGE divulga os dados da pesquisa Pnad Contínua referentes ao mês de dezembro de 2022, o estudo acompanha, entre outras informações a respeito do desenvolvimento socioeconômico,  a situação da força de trabalho no país. Ainda neste dia, chega ao fim a desoneração de tributos federais sobre combustíveis, os agentes financeiros permanecem de olho no empate entre o Ministério da Fazenda e o setor político do governo. Enquanto o ministério deseja retomar a cobrança de impostos, a ala política indica preocupação quanto a perda de popularidade frente à classe média.

No dia 1º de março, a S&P Global apresenta o índice dos gerentes de compras (PMIs) dos Estados Unidos no setor da indústria e da área do euro. Seguindo na quarta-feira, o Instituto para Gestão de Oferta (ISM) anuncia os dados do indicador na zona americana. 

Quinta-feira, o IBGE divulga informações sobre o PIB do país do quarto trimestre de 2022. E por fim na sexta-feira, os PMIs retornam a agenda para publicar os números dos setores de serviços dos Estados Unidos e da Europa.

Foto destaque: IBGE divulga PIB brasileiro na quinta-feira. Reprodução/Pexels.

Deixe um comentário

Deixe um comentário