Forbes revela lista dos 10 homens mais ricos do mundo

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
5 min de leitura
Foto destaque: Bill Gates foi por muito tempo um dos homens mais ricos do mundo(Reprodução/Aaron M. Sprecher/Bloomberg/Getty Images Embed)

A revista Forbes atualizou sua lista dos homens mais ricos do mundo, revelando algumas surpresas, como a queda de uma posição de Elon Musk e a saída do indiano Mukesh Ambani do Top 10. Abaixo, apresentamos a lista dos 10 homens mais ricos do mundo, acompanhada de um resumo de suas trajetórias.

1. Bernard Arnault


De acordo com a Forbes Bernard Arnault e o homem mais rico do mundo atualmente  (Foto: reprodução/Christian Vierig/Getty Images Embed)


Com uma fortuna estimada em mais de um trilhão de reais, o empresário de produtos de luxo, Bernard Arnault, ocupa a primeira posição da lista. Grande parte desse valor advém do bom desempenho das ações de seu grupo, LVMH.

Arnault, de origem francesa, iniciou sua trajetória em 1984, quando adquiriu o grupo Financière Agache, controlador na época das marcas Christian Dior e a rede de supermercados Le Bon Marché. A compra foi realizada por um valor relativamente baixo, de 15 milhões de dólares, provenientes da fortuna construída por seu pai, um empresário bem-sucedido do ramo da manufatura.

Ao longo do tempo, Arnault realizou aquisições estratégicas no setor de luxo, transformando seu império no maior grupo de luxo do mundo, o LVMH, que atualmente engloba 75 marcas, incluindo gigantes como Louis Vuitton, Christian Dior, Tiffany e Dom Pérignon Champagne.

2. Jeff Bezos

Conhecido por ter fundado a Amazon, o empresário, formado em engenharia elétrica e ciências da computação, possui uma fortuna que se aproxima de um trilhão de reais. Sua riqueza cresceu significativamente quando ele vendeu 12 milhões de ações da Amazon por um valor próximo de dois bilhões de dólares, equivalente a cerca de 10 bilhões de reais.

3. Elon Musk

O empresário, amplamente reconhecido pela Tesla e pela SpaceX, agora também proprietário do antigo Twitter, desceu uma posição no ranking dos mais ricos devido principalmente a uma queda de 29% no desempenho das ações da Tesla, embora a marca de carros elétricos ainda permaneça forte. Musk também possui outros investimentos menores, porém promissores, como a empresa sul-africana Neuralink.

4. Mark Zuckerberg

O quarto colocado nesta lista é o cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que atualmente é CEO da Meta, empresa que engloba gigantes como Facebook, Instagram e WhatsApp. Ele detém atualmente 13% das ações da empresa.

5. Larry Ellison

O quinto lugar nesta lista é ocupado pelo empresário cofundador da Oracle, empresa de software conhecida por ser uma das maiores do mercado. Ellison atualmente é presidente e diretor de tecnologia da companhia. No passado, ele chegou a ocupar a terceira posição na lista, mas, devido à queda no valor das ações da empresa, agora está em quinto lugar.

6. Warren Buffett

Aos 93 anos, Buffett é considerado um dos investidores mais bem-sucedidos da história. Ele lidera o grupo de investimentos Berkshire Hathaway, que possui diferentes marcas e investimentos nos mais diversos setores.

7. Bill Gates

Conhecido como o fundador da gigante Microsoft, Gates foi CEO da empresa por 25 anos e também atuou como presidente. Ele ocupou o primeiro lugar na lista por 18 anos, mas após sua saída da Microsoft e suas doações para causas filantrópicas, agora está em sétimo lugar.

8. Larry Page

Cofundador do Google, Page atualmente é membro do conselho da Alphabet, empresa controladora do Google. Ele recentemente entrou para a lista dos homens mais ricos do mundo quando as ações da Alphabet tiveram um aumento no primeiro semestre do ano passado.

9. Steve Ballmer

CEO da Microsoft de 2000 a 2024, Ballmer comprou o time de basquete Los Angeles Clippers em 2014, quando o time estava avaliado em cerca de 10 bilhões de reais. Desde então, o valor do time mais do que dobrou, alcançando atualmente a marca de 23,5 bilhões de reais.

10. Sergey Brin

Junto com Larry Page, Brin foi um dos cofundadores do Google. Até 2019, ele foi presidente da Alphabet e atualmente permanece na empresa como membro do conselho de administração e parte do grupo de acionistas controladores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário