Índia mantém relações comerciais com os EUA em meio à expectativa para novas tarifas

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, declarou neste sábado (23), que está mantendo as relações comerciais entre Nova Délhi e Washington, mesmo com o país asiático precisando proteger determinados setores estratégicos.  A fala acontece por conta da expectativa de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos contra produtos indianos, que podem ser confirmadas […]

25 ago, 2025
Foto destaque: Comércio popular na Índia (Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)
Foto destaque: Comércio popular na Índia (Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)
Barraca de alimentos na Índia

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, declarou neste sábado (23), que está mantendo as relações comerciais entre Nova Délhi e Washington, mesmo com o país asiático precisando proteger determinados setores estratégicos.  A fala acontece por conta da expectativa de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos contra produtos indianos, que podem ser confirmadas nos próximos dias.

Tarifas ampliam atrito e travam negociações comerciais

Os EUA anunciaram sobretaxas que podem chegar a 50% sobre algumas exportações indianas, uma das medidas mais duras já aplicadas contra o país. Atualmente, uma tarifa de 25% está em andamento, e a parcela restante está prevista para começar a valer a partir de 27 de agosto. A Casa Branca tem como justificativa para a medida o aumento da importação de petróleo russo por parte da Índia, algo que vem gerando atritos diplomáticos.

Uma missão de negociadores americanos que deveria visitar Nova Délhi entre 25 e 29 de agosto foi cancelada, frustrando as expectativas de uma flexibilização ou adiamento dessas medidas. No entanto, Jaishankar destacou que certas linhas vermelhas precisam ser respeitadas. O ministro afirma que interesses fundamentais dos agricultores e pequenos produtores indianos não podem ser colocados em risco.


Ministro Subrahmanyam Jaishankar (Foto: reprodução/Roy Rochlin/Getty Images Embed)


No início de 2025, as tratativas comerciais já haviam esbarrado na resistência da Índia em iniciar o mercado agrícola e de laticínios a produtos estrangeiros. Apesar disso, o volume do comércio bilateral continua expressivo, superando a marca de US$ 190 bilhões, o que torna a relação estratégica para ambas as economias.

Tarifas podem frear crescimento indiano

Analistas da Capital Economics alertaram que a manutenção integral das tarifas poderia reduzir em até 0,8 ponto percentual o progresso econômico da Índia em 2025, além de prejudicar a atratividade do país como polo global de manufatura.

Jaishankar também criticou a postura do presidente americano, Donald Trump, afirmando que nunca houve na história recente dos EUA uma condução tão pública da política externa. Ele ainda ressaltou que as preocupações americanas com o petróleo russo não estão sendo aplicadas a outros compradores, como China e União Europeia, que possuem volumes de importação superiores aos da Índia.

Para o chanceler indiano, as compras de petróleo russo nunca haviam sido questionadas em negociações anteriores com Washington, sendo a imposição de tarifas vista como uma mudança brusca e inesperada na relação bilateral.

Mais notícias