Pix atinge novo recorde de transações diárias

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura
Foto destaque: QR code para pagamento via Pix se popularizou entre a população (Dado Galdieri/Bloomberg/Getty Images embed)

Ainda em crescimento acelerado, o Pix atingiu um novo recorde de operações diárias. De acordo com o Banco Central, na última sexta-feira (07), foram realizadas 206,8 milhões de transações em um único dia pelo sistema de pagamento. O recorde anterior havia sido registrado em 5 de abril, com 201,6 milhões de transações.

Outro número impressionante que mostra a popularidade da forma de transação é que, juntando o movimento de quinta-feira, pela primeira vez foram realizados mais de 400 milhões de Pix dentro de um intervalo de 48 horas.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”.

Banco Central em nota

5 bilhões de transações mensais

Em média, o Pix já está chegando à casa de 5 bilhões de transações mensais, movimentando cerca de R$ 2 trilhões. Atualmente, cerca de 155 milhões de pessoas e mais de 16 milhões de empresas já receberam ou fizeram uma transação usando o sistema de pagamento.


Banco Central foi responsável pela criação do sistema Pix (Foto: reprodução/Ton Molina/Bloomberg/Getty Images Embed)


Parte do número recorde de transações pode ser atribuída ao fato de que o quinto dia útil do mês normalmente concentra o pagamento de salários, que cada vez mais estão sendo transferidos via Pix.

Números reforçam a importância do sistema de pagamento

Esses números apenas reforçam a importância do sistema de pagamento, que cada vez mais vem se popularizando entre a população. Implementado pelo Banco Central em novembro de 2020, durante a pandemia da covid-19, o Pix permite a transferência rápida de recursos entre contas bancárias.

Outro fator que pode ajudar a entender a rápida popularização do sistema de pagamento é a ascensão dos bancos digitais, que vêm facilitando o acesso da população ao sistema bancário e, por extensão, ao sistema de pagamento Pix.

Deixe um comentário

Deixe um comentário