Tesla prepara versão mais barata do Model Y para tentar recuperar espaço no mercado elétrico

Musk já afirmou que o veículo pode custar menos de US$ 30 mil, com incentivos fiscais, o que colocaria a Tesla de volta à disputa pelo mercado de massa

08 out, 2025
Model Y carro da Tesla | Reprodução/Matteo Della Torre/NurPhoto/Getty Images Embed)
Model Y carro da Tesla | Reprodução/Matteo Della Torre/NurPhoto/Getty Images Embed)

A Tesla deve anunciar nesta terça-feira (7) uma nova versão mais acessível do Model Y, seu SUV elétrico mais vendido, em meio a um cenário de queda nas vendas e aumento da concorrência global no setor de veículos elétricos. A expectativa é de que o lançamento marque uma tentativa de Elon Musk de recuperar o ritmo de crescimento da empresa e ampliar sua presença no mercado de massa.

Musk prometendo modelo elétrico

De acordo com informações da Reuters, Musk vem há anos prometendo um modelo elétrico de baixo custo, mas acabou cancelando em 2023 o plano de fabricar um carro totalmente novo de US$ 25 mil. A nova aposta seria, portanto, uma versão simplificada do Model Y, aproveitando as plataformas já existentes de produção e design da montadora.


Logo da Tesla (Foto: Reprodução/Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Getty Images Embed)

Durante o fim de semana, a Tesla aumentou o suspense ao publicar dois vídeos enigmáticos na plataforma X (antigo Twitter). O primeiro mostra faróis acendendo no escuro, enquanto o segundo traz uma roda em movimento, seguida pela inscrição “10/7” — referência à data de 7 de outubro no formato norte-americano. As postagens incendiaram as redes sociais, com fãs e influenciadores especulando sobre um possível grande anúncio.

Não sabe se o evento vai ser presencial

Diferentemente de outros lançamentos da marca, desta vez não há indícios de que a Tesla realizará um evento presencial. Ainda assim, analistas e investidores estão atentos, já que o movimento pode representar uma guinada estratégica na política de preços da companhia.

Entre as principais dúvidas do mercado estão o valor do novo modelo, sua autonomia e as soluções adotadas pela Tesla para reduzir custos de produção. No fim de 2024, Musk afirmou que um modelo de entrada poderia custar menos de US$ 30 mil, considerando incentivos fiscais do governo dos Estados Unidos. Caso isso se confirme, o veículo poderá reposicionar a Tesla em um segmento cada vez mais competitivo, dominado por marcas chinesas e tradicionais montadoras que aceleram seus investimentos em mobilidade elétrica.

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