Trump inicia entrevista para novo diretor do Fed e há favoritos
O presidente dos EUA Donald Trump anunciou nesta quarta-feira(6) que vai entrevistar candidatos para ocupar a vaga de diretor do Federal Reserve(Fed). Há quatro nomes como opção de escolha, mas o provável favorito é Kevin Warsh para atuar na política monetária americana. A escolha de Trump Em entrevista a repórteres no Salão Oval, o presidente […]
O presidente dos EUA Donald Trump anunciou nesta quarta-feira(6) que vai entrevistar candidatos para ocupar a vaga de diretor do Federal Reserve(Fed). Há quatro nomes como opção de escolha, mas o provável favorito é Kevin Warsh para atuar na política monetária americana.
A escolha de Trump
Em entrevista a repórteres no Salão Oval, o presidente americano fez elogios a dois candidatos, ambos coincidentemente chamados Kevin: o então conselheiro econômico Kevin Hassett e o
ex-diretor do Fed, Kevin Warsh. Entretanto, após indicação de Trump para assumir a cadeira de diretor, o Senado ainda vai ter de confirmar sua nomeação para tomar posse.
“Tomarei essa decisão antes do final da semana”, disse Trump sobre seus planos de nomear um substituto para a diretora do Fed Adriana Kugler,
Casa Branca (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Aerial Footage)
Por que a nova nomeação?
O candidato escolhido por Trump vai ocupar a vaga deixada por Adriana Kugler, diretora do Federal Reserve (Fed). Kugler fez o anúncio de sua saída do cargo de diretora para esta sexta-feira. Retornando a realizar atividades acadêmicas na Universidade de Georgetown. Mediante isso, quem assumir o cargo de diretor vai cumprir o restante do mandato de Kugler.
O presidente Donald Trump classificou a saída da diretora, antes do término do mandato, como uma “agradável surpresa”. Isso porque, com a abertura desta vaga, o indicado a diretor poderá posteriormente ocupar a presidência do Fed. Sobre Powell, Trump tem sido crítico. Sua insatisfação vem do fato de o presidente do Fed não ter cortado os juros desde que o republicano reassumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro.
O Fed
O Fed, nos Estados Unidos, equivale ao nosso Banco Central, sendo responsável por garantir a estabilidade econômica e financeira do país. Trump quer corrigir o rumo que a economia está tomando e provavelmente fará mudança na presidência do banco. Entre as determinações do Fed, manter os preços estáveis e promover o máximo nível de emprego.
