Logo no seu primeiro dia de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a reforçar alguns dos discursos feitos durante sua campanha presidencial, entre eles a retomada do canal do Panamá. No entanto, mesmo reafirmando essa intenção, ele não forneceu detalhes sobre como essa retomada ocorreria.
“O propósito de nosso acordo e o espírito de nosso tratado foram totalmente violados”
Trump em discurso sobre o canal
Historia do Canal
Durante sua construção, os Estados Unidos tiveram um papel importante na edificação do canal e, logo após sua finalização, apropriaram-se da soberania do local. Apenas após anos de protestos e disputas, o país devolveu ao Panamá o direito de administração dessa que é uma das mais importantes vias aquaviárias do mundo. A devolução ocorreu há quase 30 anos, em 1999.
Canal do Panamá é um dos principais canais de transporte marítimo do mundo (Foto:reprodução/Getty Images News/Justin Sullivan/Getty Images Embed)
Grande parte da importância da obra vem do fato de ela reduzir a distância entre os oceanos Pacífico e Atlântico, evitando a volta pela América do Sul. Com isso, reduz os custos de exportação de vários países. Atualmente, estima-se que cerca de 5% de todo o comércio marítimo do mundo passe pelo canal.
Presidente do Panamá se pronuncia
Em sua conta no X José Raúl Mulino presidente do país centro-americano disse na última segunda-feira que o canal do panamá “é e continuará a ser panamenho”, isso vem em resposta às falas de Trump que parece estar empenhado em retomar o canal.
Ainda durante suas falas, Trump chegou a dizer que a China é uma das potências que se beneficiam da estrutura e que isso estava longe do que os Estados Unidos queriam quando deram o local “de presente ao Panamá”.
Agora, nos próximos meses, devemos ficar no aguardo dos próximos passos de Trump e de como ele pretende cumprir sua promessa.