O fato se passa no distrito de Batticaloa, na província oriental, do Sri Lanka.
Na última semana, Peetambaram Rajan, de 56 anos, veio a óbito após uma doença súbita e, conforme no vídeo publicado em um tweet (localizado logo abaixo), um macaquinho que o senhor alimentava pelas ruas subiu em seu caixão e fez carinho na cabeça, além de passar vários minutos ao lado de seu falecido amigo.
(foto reprodução: macaco visitando funeral de idoso que o alimentava nas ruas do Sri Lanka/ Twitter)
E você achando que animais não tinham sentimento, hein? Errado! De acordo estudos publicados no periódico científico especializado Proceedings of the National Academy of Sciences realizados por equipe do centro de pesquisa nacional de primatas Yerkes, na Geórgia, Estados Unidos, alguns primatas também podem, assim como nós humanos, ter sentimentos pelo próximo, como empatia, censo de justiça, altruísmo, etc.
Um estudo social feito com fêmeas de chimpanzé comprova essa fala. Ao colocar alguns animais diante da escolha de ganhar alimento apenas para ele, ou ajudar outros com o mesmo alimento, pesquisadores observaram que as fêmeas de chimpanzés tendem a escolher a opção que pode favorecer, não a si próprio mas, ao próximo também. O que prova que eles não optam só por tomar escolhas egoístas, mas também podem ser altruístas e ajudar o próximo.
Apesar de triste, não deixa de ser fofo, e nos mostra que o mundo animal também pode sentir.
FOTO REPRODUÇÃO: MACACO SENTADO NO CAIXÃO DE UM HOMEM/ TWITTER