Ouriço-cacheiro é solto na natureza após ser resgatado

Afernandes Por Afernandes
2 min de leitura

Após ser atacado por um cachorro em novembro do ano passado o ouriço-cacheiro foi solto no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro nesta segunda feira (16).  


 

Foto: Ouriço- cachorro regatado e devolvido a natureza após ataque de um cachorro. Reprodução/ GETTY IMAGENS.


O animal que havia sido resgatado ainda novinho na Gávea. Ficou sob os cuidados da equipe do Instituto Vida Livre, que realizou exames e cuidou do bem estar do animal até que ele estivesse apto a voltar ao seu habitat. Segundo biólogos ele passou este período sendo acompanhado por uma equipe que cuidou dele até ele ficar forte e esperto para voltar à natureza.

 Antes da devolução da espécie a natureza a equipe da entidade instalou um microchip no animal para monitorá-lo. O intuito é acompanhar o seu recomeço de vida na natureza.

De acordo com biólogos o ouriço-cacheiro é um animal inofensivo e lerdo sua única defesa são os espinhos. Na verdade, estes espinhos são como pelos um pouco mais resistentes e só são usados contra seus predadores. Eles não lançam os espinhos ou oferecem perigo a ninguém. Ao sentirem se ameaçados eles instintivamente liberam os espinhos em um ato de defesa.  

Salvo os casos em que alguém sofrer algum acidente com um animal como estes os espinhos devem ser removidos o quanto antes para evitar lesões severas ou até mesmo graves infecções.

Vale ressaltar ainda que não se deva tentar remover o espinho com as mãos, é sempre bom procurar um hospital imediatamente para ocorra à remoção e desinfecção dos machudados de maneira segura. Todo cuidado é necessario para não se ferir e ficar com dores musculares e nas articulaçoes além de erupçoes cultaneas. Por isso a necessidade de retira los imediatamente.

Foto destaque: o animal foi cuidado pelo Instituto Vida Livre até estar apto a voltar para seu habitat.  REPRODUÇÃO/ GETTY IMAGENS.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile