Artistas como Justin Bieber, Harry Styles e Taylor Swift têm músicas removidas do TikTok

Diversos artistas com músicas licenciadas pela Universal Music Group tiveram suas faixas removidas do TikTok por falta de acordo entre as empresas

02 fev, 2024
Foto destaque: logos da UMG e TikTok (reprodução/tracklist)
Foto destaque: logos da UMG e TikTok (reprodução/tracklist)
Logos da Universal Pictures e do TikTok

Nesta quinta-feira (01), alguns artistas como como Taylor Swift, Harry Styles, Drake e Bob Dylan tiveram suas músicas removidas da rede social TikTok. Isso ocorreu pelo fato de que a plataforma de vídeos e a Universal Music Group não entraram num acordo para renovar o licenciamento das faixas.

Remoção relâmpago

A rede social com 4,8 bilhões de usuários em todo o mundo executou a atitude de remover as faixas de diversos artistas da Universal Music Group logo após a data do antigo contrato acordado ter se encerrado, no dia 31 de janeiro. A Universal Music Group não realizou a renovação do contrato por acusar o TikTok de tentar intimidar a empresa e assim forçá-la firmar um novo acordo com valor inferior ao recém encerrado, além de citar que a plataforma também não demonstrou estar disposta a abordar temas como Inteligência Artificial e pirataria.


Artistas como Justin Bieber, Harry Styles e Taylor Swift têm músicas removidas do TikTok
Edição de alguns dos artistas com músicas licenciadas pela UMG (foto: reprodução/g1.globo)

Em resposta, o TikTok lançou um comunicado afirmando que a narrativa da empresa detentora dos direitos das músicas removidas é falsa, além de pontuar que é “triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores.”

Outras medidas podem ser tomadas

Com a falta de um acordo entre a UMG e o TikTok, além da remoção das músicas da plataforma, vídeos de usuários que contenham o som das músicas licenciadas pela empresa, serão silenciados. Ainda, no caso de posteriormente um acordo não ser firmado entre as duas diretrizes, o TikTok também deverá remover o conteúdo licenciado do catálogo do Universal Music Publishing Group, que é uma editora musical global pertencente à UMG, classificada pela Billboard a editora musical nº1 em participação de mercado.

Além dos já citados, outros artistas que tiveram suas músicas removidas do TikTok por também fazerem parte da UMG são: Bad Bunny, Sting, The Weeknd, Alicia Keys, SZA, Steve Lacy, Billie Eilish, Kendrick Lamar, Rosalía, Ariana Grande, Drake, Adele, U2, Elton John, Coldplay, Pearl Jam, Bob Dylan e Post Malone.

Mais notícias