Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy Awards

Eles foram indicados na categoria de melhor álbum global pelo disco “Caetano e Bethânia: Ao vivo” aparecendo na lista dos indicados na premiação

07 nov, 2025
Caetano Veloso  e Maria Bethânia | Reprodução/Daniel Ramalho/Getty images Embed
Caetano Veloso e Maria Bethânia | Reprodução/Daniel Ramalho/Getty images Embed

Nesta sexta-feira (7), saiu a lista dos indicados ao Grammy Awards 2026. E, estando entre os indicados, estão Caetano Veloso e Maria Bethânia na categoria de melhor álbum de música global com o disco “Caetano e Bethânia ao vivo”. Eles vão concorrer pela primeira turnê conjunta feita entre eles. Esse projeto conta com diversas músicas gravadas da carreira dos dois irmãos, sucessos como “Brinca de viver”, “vaca profana” e “reconvexo”, além de ter uma homenagem a sua colega Gal Costa com “Baby”, tendo no total 33 cancções.

Caetano Veloso trajetória

Nascido em Santo Amaro, na Bahia, sendo o quinto de sete filhos de José Teles. Desde muito pequeno, sempre se demonstrou interessado na arte e pintura, foi fundamental na escolha do nome da sua irmã mais nova e deu o nome de “Maria Bethânia” se inspirando na valsa do compositor Capiba, que havia sido um sucesso na voz de Nélson Gonçalves. Aos dezesseis anos, dois acontecimentos o fizeram escolher a carreira musical: o primeiro foi quando ouviu a canção Chega de Saudade e o segundo foi que tomou conhecimento do disco de 1959 de João Gilberto.

Sua carreira se iniciou com ele interpretando canções da bossa nova, sendo influenciado por um dos ícones e fundadores desse gênero musical. Foi um dos colaboradores do estilo musical da MPB, fez parte do movimento Tropicália e trabalhou como crítico cinematográfico no jornal diário de notícias, dirigido na época por Glauber Rocha. Esteve envolvido em espetáculos semiamadores ao lado de Tom Zé. Seu primeiro trabalho foi na peça Boca de Ouro do escritor Nelson Rodrigues.


Maria Bethânia e Caetano Veloso no evento de ano novo no dia 31 de dezembro de 2024 (Foto: reprodução/Daniel Ramalho/Getty Images Embed)


Maria Bethânia carreira

Nascida na Bahia, em Santo Amaro, e irmã do cantor Caetano Veloso e da escritora e compositora Mabel Velloso, tendo como sobrinhos os cantores Belô Veloso e Jota Veloso. Lançou 50 álbuns de estúdio com 47 anos de carreira, estando entre os 10 artistas musicais mais vendidos no Brasil, com mais de 26 milhões de discos vendidos no país. Ela foi eleita em 2012 pela revista Rolling Stone Brasil a quinta maior voz da música brasileira.

Mudou-se para Salvador em 1960, com o intuito de terminar os seus estudos, compondo o corpo de alunos da escola de teatro da universidade federal da Bahia, começando a frequentar a universidade federal do estado, indo a inúmeras exposições de artes plásticas e aos mais variados shows musicais. Assim como seu irmão, seu primeiro trabalho foi na peça teatral Boca de Ouro de Nelson Rodrigues.

 

Mais notícias