A banda Coldplay expôs em telão o ranking de reciclagem de pulseiras durante show em São Paulo. O grupo que está em turnê na América do Sul distribui o acessório reciclável com recursos visuais a cada espetáculo e o mesmo deve ser devolvido ao fim das apresentações. O Brasil está em último lugar na escala de devoluções dos acessórios.
{slide}
Pulseiras luminosas compõe espetáculo da banda britânica Coldplay (Foto: Reprodução/Coldplay)
Quem decide ir ao show de Coldplay, vive a experiência completa. Isso porque o público participa ativamente do espetáculo promovido pelo grupo. Em cada apresentação, centenas de pulseiras recicláveis são distribuídas. Com recursos visuais e programados via infravermelho, o acessório permite que a produção construa uma atmosfera luminosa com a ajuda da plateia. Após o show, a equipe da turnê pede a devolução do material para ser usado em outros lugares, a fim de promover a sustentabilidade e diminuir os resíduos. Mas esta não é a realidade encontrada.
Nos últimos dias o assunto viralizou nas redes sociais quando a equipe divulgou nos telões o ranking de reciclagem da turnê. Em show no estádio Morumbi, em São Paulo, o Brasil aparece em último como o país que menos contribuiu no processo com 79% de pulseiras devolvidas. Em primeiro lugar está Buenos Aires, na Argentina com 94%, em seguida de Santiago, no Chile com 86% e Bogotá, na Colômbia com 85%.
A pulseira feita com plástico comportável à base de cana-de-açúcar divide opiniões dos fãs nas redes sociais. Enquanto alguns defendem a entrega das pulseiras e se envergonham pela atual posição de São Paulo ao índice, outros alegam ser justo levar o objeto para casa como lembrança do espetáculo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>eu acho uó não devolver as pulseiras do coldplay. sinto que é ir contra tudo que a banda ensina e acredita. Dizem que é para guardar lembrança, mas a pulseira não pisca fora do show, tão pouco tem qualquer símbolo que mostre que foi do show.</p>— loray sun; (@httpvantae_) <a href=”https://twitter.com/httpvantae_/status/1635402418849738754?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>a gente ta “perdendo” na reciclagem das pulseiras no show da coldplay, mas sejam sinceros, vcs devolveriam ou levariam com vcs? eu amo guardar coisas de show, tenho pulseira, ingresso, camiseta, amo dms e é super nostálgico abrir minha caixinha e ver td q tenho ali </p>— nat ✩ (@natcristinag) <a href=”https://twitter.com/natcristinag/status/1635457188025057280?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 14, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O grupo fundado em 1996 na Inglaterra formado por Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion realiza no Brasil 11 apresentações nos estados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
Foto destaque: Coldplay expõe ranking de pulseiras não devolvidas. Reprodução/Coldplay