Billie Eilish é com certeza uma das vozes mais influentes quando se fala desta nova geração de músicos e artistas, que sabem expressar os seus sentimentos através da sua própria arte. Conquistando assim, milhares de ouvintes e fãs apaixonados ao redor do mundo! Ela está completando hoje, 21 anos de vida! E para comemorar essa data tão especial, nada melhor do que relembrar toda a sua trajetória até aqui, não é?
Billie Eilish nasceu em 18 de dezembro de 2001 na cidade de Los Angeles, Califórnia. Eilish foi criada Highland Park, e foi educada no modo Homeschooling, o que é bastante comum nos Estados Unidos. Desde cedo, se mostrava bastante interessada pela música, e aos 8 anos começou a frequentar o coro infantil de Los Angeles, onde deu seus primeiros passos no universo musical. Aos 11 começou a compor suas próprias canções ao lado de Finneas, seu irmão mais velho, que já estava escrevendo e produzindo músicas para a sua banda.
Billie ganhou notoriedade em 2016, quando “Ocean Eyes” explodiu na internet ganhando milhares de views, sendo uma surpresa para ela e seu irmão, que havia postado o clipe despretensiosamente em seu canal no YouTube e foi dormir. E quando acordou, o clipe já estava com milhões de visualizações por toda a internet. Pouco tempo depois, Billie assinou um contrato com a gravadora Interscope para produzir um EP e posteriormente seu primeiro álbum de estúdio.
Em 11 de agosto o EP “Don’t Smile At me” foi lançado, trazendo faixas compostas entre os anos de 2015 a 2017, incluindo o grande hit “Ocean Eyes”. O EP recebeu críticas positivas, fazendo com que todos os olhos virassem para a jovem cantora.
Mas foi em 2019, quando “When We All Fall Alsleep, Where Do You Go?” primeiro álbum de estúdio de Eilish, lançado em março daquele ano, que ela pode alcançar a aclamação mundial. O projeto teve uma estética sombria e misteriosa por se tratar de temas complexos e obscuros como: ansiedade, depressão, paralisia do sono e pesadelos noturnos. Ou seja, tudo relacionado à saúde mental está nesse álbum. O álbum estreou no topo da Billboard se tornando um sucesso comercial instantâneo! Tendo alcançado 1 milhão de cópias vendidas em junho de 2019, apenas dois meses após seu lançamento. Praticamente todas as músicas se tornaram hits tendo sete singles com clipes, como por exemplo: “Bad Guy”, “Xanny”, “All The Good Girls Go to Hell”, “When The Party’s Over” e etc.
Clipe de “All The Good Girls Go to Hell ” (Reprodução/YouTube)
No ano de 2020, Billie recebeu sete indicações ao Grammy Awards, incluindo as categorias de gravação do ano, álbum do ano, canção do ano e melhor revelação, vencendo todas elas. Ela entrou para a história sendo a artista mais jovem a vencer as principais categorias da premiação. Eilish só tinha 19 anos quando alcançou esse feito…
Em fevereiro de 2021, a Apple TV lançou o documentário “Billie Eilish: The World’s A Little Burry” onde o público consegue acompanhar alguns pontos da vida da jovem, incluindo imagens da sua turnê de 2018, a apresentação no Coachella em 2019, um pouco de sua vida pessoal e também a grande noite do Grammy.
Em junho de 2021, é lançado seu segundo álbum de estúdio intitulado “Happier Than Ever”. O trabalho mostra a clara evolução da artista, fazendo com que ela explore ainda mais seus talentos vocais. A produção do disco fica mais uma vez, responsável por Billie e Finneas. O álbum gira em torno do autoconhecimento e sua evolução não só como figura pública, mas também como pessoa. Já que o álbum foi gravado no período da pandemia, onde todos nós fomos obrigados a se deparar com nós mesmos. O álbum ganhou sete singles acompanhados com alguns clipes. Entre eles estão “Happier Than Ever”, “Lost Cause” e “NDA”. Não é de se surpreender que o disco também foi sucesso de público e crítica.
Clipe de Happier Than Ever” (Reprodução/YouTube)
Vale lembrar que, Billie foi responsável pela canção “No time To Die”, trilha do filme “007: sem tempo para morrer” performando a música na apresentação do Oscars 2022.
Ela também foi a pessoa mais jovem a ganhar uma estatueta da academia pela trilha sonora do filme.
Foto destaque: Billie Eilish. Reprodução/Twitter