Os vencedores brasileiros do Grammy Latino 2025
Artistas do país acumulam prêmios em categorias variadas, reforçando a diversidade musical brasileira e o impacto de novos e consagrados nomes na cerimônia.
A 26ª edição do Grammy Latino acontece nesta quinta-feira (13), em Las Vegas, e o Brasil se destaca durante a cerimônia. Logo no início da premiação, a dupla Chitãozinho & Xororó venceu a categoria de “Melhor Álbum Sertanejo”, iniciando uma crescente de vitórias de artistas brasileiros no evento.
Liniker se destaca entre os nomes brasileiros
Liniker, que concorre com seu álbum “Caju”, recebeu sete indicações ao Grammy Latino, sendo três nas categorias principais da noite — “Álbum do Ano”, “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”. A artista já recebeu três estatuetas até o momento, nas categorias “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, “Melhor Canção em Língua Portuguesa” e “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”. Além disso, a cantora ainda irá se apresentar durante o evento.
Parabéns! @Liniker Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa 🎶👏👏👏 #LatinGRAMMY pic.twitter.com/1KvtER4rXs
— The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 14, 2025
Liniker recebe o prêmio de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” (Vídeo: reprodução/X/@LatinGRAMMYs)
Ao receber um dos gramofones dourados, a cantora agradeceu o apoio da Academia e do público: “Muito obrigada a todas as pessoas que seguem acreditando no poder da música, no poder da música brasileira”, disse.
João Gomes recebe seu primeiro Grammy Latino
O cantor João Gomes, de apenas 23 anos, recebeu seu primeiro Grammy Latino pelo álbum “Dominguinho”, feito em parceria com Jota.pê e Mestrinho. Os três artistas venceram na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”.
Emocionado, João recebe o prêmio junto de seus parceiros: “Deus tem falado muito com a gente, eu tenho que agradecer muito a ele por esses amigos que a música me deu”, disse. “Esse disco é o encontro de três pessoas que se amam, três amigos, que vibram a música, levam a música muito a sério”, completa Mestrinho.
Mais artistas brasileiros premiados
Na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)”, o cantor gospel Eli Soares venceu com o álbum “Memóri4s (Ao Vivo)”. Já em “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, a banda BaianaSystem levou a estatueta com o álbum “O Mundo Dá Voltas”.
Além disso, o Sorriso Maroto venceu na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode” com o álbum ao vivo “Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 – Homenagem Ao Fundo De Quintal (Gravado Em Londres)”. O grupo de samba derrotou nomes como Zeca Pagodinho e Alcione.
Na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira”, a cantora baiana Luedji Luna levou o gramofone dourado pelo álbum “Um Mar Pra Cada Um”. Ao subir ao palco, a cantora-compositora agradeceu aos pais, que a ensinaram a “sonhar alto”. Ela também dedicou o prêmio ao marido e aos profissionais que trabalharam no álbum.
Parabéns! @jaogomescantor @Mestrinho8 @jotape_oficial Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa 🎶👏👏👏 #LatinGRAMMY pic.twitter.com/lkDY2XB0b9
— The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 13, 2025
João Gomes, Mestrinho e Jota.pê recebem o prêmio de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” (Vídeo: reprodução/X/@LatinGRAMMYs)
Na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, a dupla Chitãozinho & Xororó venceu com seu álbum “José & Durval”, e Hamilton De Holanda venceu a categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz” com o álbum ao vivo “Hamilton De Holanda Trio – Live In NYC”.
A noite evidencia a força e a diversidade da produção musical brasileira, que segue conquistando espaço e reconhecimento no cenário internacional. Das novas vozes aos nomes já consagrados, os artistas do país mostram a potência de seus ritmos e histórias, consolidando o Brasil como um dos grandes destaques desta edição do Grammy Latino.
