Chitãozinho & Xororó vencem a categoria “Melhor Álbum Sertanejo” do Grammy Latino

Premiação movimenta Las Vegas com apresentações especiais, múltiplas vitórias de artistas lusófonos e homenagens que marcam a celebração da música latina

13 nov, 2025
A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó | Reprodução/Instagram/@chxoficial
A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó | Reprodução/Instagram/@chxoficial

A dupla Chitãozinho & Xororó venceu, nesta quinta-feira (13), a categoria “Melhor Álbum Sertanejo” no Grammy Latino deste ano pelo álbum “José & Durval”. O anúncio veio de Tiago Iorc e Kany García, apresentadores da primeira parte da cerimônia, e o prêmio foi recebido pelo engenheiro de mixagem João Millet.

O evento, que acontece esta noite em Las Vegas, tem como destaques o porto-riquenho Bad Bunny, com 12 indicações, e a brasileira Liniker, com sete indicações. Ambos se apresentam durante a noite, que celebra a música latina.

Dupla foi premiada em anos anteriores

Chitãozinho & Xororó, lendas da música brasileira, já foram agraciados com outros prêmios no Grammy Latino. Antes da vitória desta noite, a dupla havia levado seis estatuetas para casa em outras edições, sendo o último pelo álbum “Legado”, de 2022.


Album “José & Durval” vence o Grammy Latino de “Melhor Álbum Sertanejo” (Vídeo: reprodução/Instagram/@latingrammys)


Em entrevista à CNN Brasil no ano passado, Xororó afirmou que o álbum teria outra sonoridade: “Serão somente umas duas ou três regravações e com uma sonoridade bem diferente do que a gente estava fazendo durante todos esses anos”. O álbum traz influências do rock, do folk e do country, trazendo inovação ao sertanejo raiz característico da dupla.

O álbum “José & Durval”, lançado em setembro de 2024, possui 15 faixas, com participações especiais de Simone Mendes, da banda Fresno, do grupo japonês BEGIN e do cantor americano Joshua Bovill (Beauville).

Brasil bem representado

Além de Chitãozinho & Xororó, a banda BaianaSystem venceu a categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa” com “O Mundo Dá Voltas” e o cantor gospel Eli Soares venceu na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)” com “Memóri4s (Ao Vivo)”.

Liniker também concorre com seu álbum “Caju” em três categorias principais — “Álbum do Ano”, “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”. Até o momento, a cantora já venceu em três das sete categorias nas quais concorre, incluindo “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, na qual concorria com Milton Nascimento.

O Grammy Latino está sendo transmitido ao vivo pela conta oficial da premiação no X (antigo Twitter), pelos canais de TV Multishow e Bis e pelo streaming Globoplay.

Mais notícias