O festival Primavera Sound São Paulo anunciou nesta sexta-feira (30), o seu cancelamento. A notícia foi divulgada por nota oficial nas redes sociais do evento. Anunciado em dezembro de 2023, o Primavera Sound SP estava agendado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano.
Dificuldades externas e falta de programação
Em nota enviada à imprensa, os organizadores creditaram o cancelamento a “dificuldades externas”. Os fãs já questionavam a viabilidade do evento, já que, apesar da expectativa, a programação do festival nunca foi divulgada.
O diretor do Primavera Sound, Alfonso Lanza, afirma ter percorrido “vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical” ao longo dos últimos meses e que está voltado agora a “planos futuros”.
Como pedir o reembolso
Com o cancelamento, a equipe do festival informa que o reembolso pode ser solicitado no site oficial.
Após a solicitação, o prazo para devolução dos valores pagos é de até 30 dias úteis.
O festival foi cancelado em toda a América Latina, onde estava previsto em Buenos Aires e São Paulo, além dos eventos Primavera Day em Montevidéu e Assunção.
Apesar do cancelamento, a expectativa é de que o festival retorne ao Brasil nos próximos anos em um cenário favorável. O festival foi criado na Espanha e teve duas edições bem sucedidas no Brasil. Os ingressos da edição cancelada este ano foram vendidos por valores entre R$500,00 e R$1000,00. Em 2023, os fãs puderam curtir bandas como The Cure, The Killers, Pet Shop Boys e Beck.
Com um perfil de público mais velho, em 2022 o Primavera Sound chegou a movimentar 36 milhões de euros somente na cidade do Porto, em Portugal.