Rosalía inaugura “LUX” no Los40 Music Awards
Em Valência, cantora faz a primeira performance ao vivo da nova era com “Reliquia”; álbum “LUX” já está nas plataformas e recebe elogios da crítica
Em noite de premiações na Espanha, Rosalía inaugurou nos palcos a fase “LUX” com uma performance de “Reliquia” nos LOS40 Music Awards Santander 2025, realizados no Roig Arena, em Valência, nesta sexta-feira (7).
O quarto álbum da artista convoca um imaginário católico ancorado em figuras femininas para examinar as relações humanas, do sagrado ao profano. Segundo a artista, o repertório nasceu de um ano de isolamento dedicado a escrever e reescrever.
LOS40 Music Awards
No palco, a artista surgiu cercada por um bosque de cruzes iluminadas, enquanto os versos da canção apareciam projetados em diferentes idiomas entre eles português, italiano, inglês e árabe.
Ver essa foto no Instagram
Apresentação de Reliquia nos LOS40 Music Awards (Vídeo: reprodução/Instagram/@los40spain)
A cena, concebida com cerca de 20 músicos em cena e um desenho que evocava um “cemitério gótico”, sublinhou a nova fase de Rosalía, de forte imagética espiritual. A performance serviu de vitrine para “LUX”, quarto álbum da catalã.
LUX
No novo álbum, Rosalía adota a religião como eixo e reúne faixas em 13 idiomas e utiliza histórias de santas, combinando recursos do pós-hyperpop e da música de concerto.
Divulgada antes do lançamento, “Berghain” sintetiza a proposta: participação da London Symphony Orchestra e de Björk, versos em alemão, alternância entre canto popular e lírico e arranjos de cordas com traços de linguagem barroca, além de referências à tradição operística germânica.
Clipe oficial de “Berghain” (Vídeo: reprodução/YouTube/ROSALIA)
No Spotify, a canção entrou no Top 10 global e atraiu aplausos da crítica e de outros artistas. Madonna disse que a escuta sem parar.
Nos Estados Unidos, parte da imprensa tem analisado o álbum enfatizando referências religiosas, o uso de diversos idiomas e a presença de elementos da música de concerto. Na mídia, Rosalía ao lado de artistas como Bad Bunny é citada em discussões sobre a ampliação de formatos e linguagens no pop global.
