Rosalía faz revelações sobre o processo de criação do seu álbum Lux
A cantora participou de um podcast do The New York Times, onde revelou detalhes do processo criativo do seu álbum e de sua participação em “Euphoria”
A cantora espanhola Rosalía concedeu uma entrevista exclusiva para o podcast do The New York Times onde compartilhou detalhes sobre o processo criativo do seu quarto álbum de estúdio “Lux”, previsto para ser lançado no dia 07 de novembro.
Além de contar novidades sobre os bastidores do seu álbum, a cantora também contou sua experiência como atriz na terceira temporada de “Euphoria” da HBO, que está prevista para ser lançada em 2026.
Álbum novo
No podcast, Rosalía revelou que o seu novo álbum, que terá 13 línguas diferentes além do espanhol, que é a sua língua nativa. A cantora é poliglota e tem conhecimento em inglês, siciliano, ucraniano, alemão e outras línguas. No seu single “Berghain”, a cantora cantou partes em alemão, já mostrando a versatilidade do seu novo trabalho.
Rosalía trabalhou no álbum por 2 anos, sendo o seu último álbum o “Motomami” de 2021, explorando novos tipos de composição e ritmos, como a faixa orquestral de “Berghain”. Ela comentou sobre o desafio de criar músicas em novas línguas e como poderia deixar harmônico com a melodia das faixas, tendo até aulas com um professor de línguas para aperfeiçoar a fonética de algumas palavras.
Videoclipe oficial de “Berghain” (Vídeo: reprodução/YouTube/ROSALIA)
O “Lux” foi definido, pela cantora, como um quebra-cabeça, como um labirinto, que se baseia nas orquestras e músicas clássicas, mas também com toques de pop. Algumas faixas do álbum foram produzidas pela Orquestra Sinfônica de Londres, com arranjos de Pulitzer Prize, que trabalhou com Kanye West e Caroline Shaw.
Novo desafio na carreira
Enquanto trabalhava no álbum “Lux”, Rosalía estava nas gravações de Euphoria, contou que quase teve um colapso nervoso, destacando os dias de gravação como desafiadores: “Eu pensei: ‘Se alguém consegue, é você.’ Repeti isso para mim mesma todos os dias até conseguir.”, contou no podcast.
Ela também revelou que mostrou o álbum para o diretor da série, Sam Levinson, e sua companheira de cena Alexa Demie, que tiveram uma reação emotiva com o álbum e ficaram em lágrimas.
