Com 143 apresentações em cinco continentes, conforme o site Screen Rant, a The Eras Tour, da cantora Taylor Swift, é considerada a maior turnê da história. O espetáculo, que se estendeu por cerca de um ano, começou em 17 de março de 2023 e foi concluído em 8 de dezembro. Segundo o jornal The New York Times, a turnê vendeu mais de 10 milhões de ingressos e arrecadou mais de dois bilhões de dólares, provocando um impacto sem precedentes.
Vale lembrar que, até então, a única turnê que havia ultrapassado a marca de um bilhão de dólares foi Music of the Spheres, da banda Coldplay.
O Screen Rant também destacou que o projeto da artista merece o título de “maior turnê do século”, pois não apenas ampliou sua fama mundial, como também a consolidou como uma das figuras mais influentes da música atual.
“Quando o assunto é sobre os maiores músicos do planeta, não há dúvida de que Taylor Swift será mencionada. Ela se tornou não só uma das cantoras mais reconhecidas, mas também uma das personalidades mais famosas. Swift embarcou na maior turnê de sua carreira, a The Eras Tour, que se transformou na mais lucrativa de todos os tempos, com arrecadação superior a dois bilhões de dólares. Em 2023, ela realizou 143 shows ao redor do mundo. A turnê celebrou toda a sua trajetória musical. Em cada apresentação, ela performava por horas, oferecendo um dos espetáculos mais grandiosos da música. Um ingresso para esse show tornou-se o mais disputado da história das turnês. Como Swift poderá superar esse feito ainda é incerto, mas não restam dúvidas de que ela é capaz.”
The Eras Tour
O evento ficou marcado por reunir os maiores sucessos da carreira de Swift. A turnê celebrou os 11 álbuns da cantora: Taylor Swift, Fearless (Taylor’s Version), Speak Now (Taylor’s Version), Red (Taylor’s Version), 1989 (Taylor’s Version), Reputation, Lover, folklore, evermore, Midnights e seu mais recente lançamento, The Tortured Poets Department. Cada álbum foi representado por cenários distintos, figurinos temáticos e apresentações emocionantes, proporcionando uma verdadeira jornada musical aos fãs. Além de cantar as faixas fixas da setlist, Taylor surpreendia o público com músicas especiais e com anúncios das regravações de álbuns como Speak Now e 1989.
O espetáculo ainda atraiu a atenção pela presença de diversas celebridades. Personalidades como Julia Roberts, Tom Cruise e até o príncipe William — que assistiu à apresentação em Londres acompanhado de seus filhos — marcaram presença. A turnê também contou com participações especiais de artistas como Ed Sheeran, Florence Welch, Travis Kelce, Paramore, Mette, Benson Boone, Suki Waterhouse e Sabrina Carpenter, tornando cada apresentação ainda mais memorável.
A turnê passou pelo Brasil, com shows nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Taylor Swift (foto:Reprodução/Instagram/@taylorswift)
Regravações
Desde que perdeu os direitos sobre seis de seus álbuns para sua antiga gravadora, Taylor iniciou um projeto de relançamento das obras, agora sob sua própria administração. Além de regravar sucessos do passado, ela incluiu faixas inéditas, o que impulsionou ainda mais sua trajetória. Atualmente, quatro desses álbuns já ganharam novas versões, enquanto os dois restantes continuam sendo ansiosamente aguardados pelos fãs.