Acidente com bondinho em Lisboa deixa um brasileiro ferido
Na quarta-feira, dia 03 de setembro, a cidade de Lisboa ficou abalada por causa de um acidente em um dos seus pontos turísticos mais famosos: o Elevador da Glória. O bondinho, que trafega por uma rua inclinada, descarrilhou e bateu na parede de um prédio. Até o momento, 17 mortes foram confirmadas, e mais de […]
Na quarta-feira, dia 03 de setembro, a cidade de Lisboa ficou abalada por causa de um acidente em um dos seus pontos turísticos mais famosos: o Elevador da Glória. O bondinho, que trafega por uma rua inclinada, descarrilhou e bateu na parede de um prédio. Até o momento, 17 mortes foram confirmadas, e mais de 20 pessoas saíram feridas. Um dos feridos era brasileiro: ele foi atendido no dia do acidente, e recebeu alta no mesmo dia, a notícia foi confirmada via CNN.
O que se sabe até agora
Segundo o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, as investigações do acidente do Elevador da Glória já começaram. Atualmente, há duas hipóteses do que poderia ter acontecido: a primeira razão do acidente seria o rompimento do cabo que faz o movimento do bondinho; a segunda seria que os freios do veículo não estavam funcionando corretamente, e não teriam conseguido frear.
As vítimas do acidente são de diversas nacionalidades. Quatro portugueses morreram; as outras mortes são de estrangeiros, de diversos países: Alemanha, Espanha, Coreia, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos. Segundo Alessandro Candeas, cônsul-geral do Brasil em Portugal, não houve nenhuma vítima fatal de origem brasileira; houve somente um brasileiro ferido, que foi atendido e liberado no mesmo dia.
Bondinho do Elevador da Glória descarrilha em Lisboa (Vídeo: Reprodução/YouTube/cnn)
O Elevador da Glória
Projetado por Raoul Mesnier du Ponsard, o Elevador da Glória foi inaugurado em 1885. A atração turística é um funicular: dois veículos interligados por cabos de aço, localizados em um local inclinado, que fazem movimentos contrários, simultaneamente – enquanto um veículo desce, o outro está subindo. O Elevador da Glória recebeu esse nome por estar localizado na Calçada da Glória, em Lisboa, capital de Portugal; o caminho percorrido tem pouco mais de 250 metros, e o tempo do passeio é de por volta de três minutos. Segundo informações da prefeitura de Lisboa, o trajeto da Glória recebe anualmente por mais de 3 milhões de visitantes, e liga a Baixa de Lisboa (ou Lisboa Pombalina) com o Bairro alto.
