‘Ameaça potencial’ obriga base da Otan a ser esvaziada na Alemanha

Laura Galdino Por Laura Galdino
2 min de leitura
Foto destaque: Aeronaves Awacs estão sendo guardados da base da Otan, na Alemanja (Reprodução/Força Aérea Americana)

Na Alemanha, uma base aérea da Otan precisou ser esvaziada nesta quinta-feira (22), depois que os serviços de inteligência identificaram uma ameaça potencial. Agora, somente os militares que prestam serviços essenciais podem permanecer na unidade. 

Essa base fica na cidade de Geilenkirchen, no oeste alemão e refugia algumas aeronaves para vigilância, também conhecida como Awacs. Depois de uma tentativa de invasão, as instalações precisaram ser totalmente verificadas.


Bandeira da Otan e de países da aliança (Foto: Reprodução/DepositPhotos)

Ameaça à base

No mesmo dia em que ocorreu a tentativa de invasão na base de Geilenkirchen, um alerta foi emitido para outra base que ficava a cerca de 90 km sob suspeita de sabotagem no sistema de abastecimento de água para a unidade. E, embora tenham sido coletadas amostras, não foi encontrado nenhum sinal de contaminação. 

Com o passar dos últimos anos, a Otan tem monitorado uma suposta corrente de atividades hostis do lado da Rússia, especialmente se tratando dos ataques cibernéticos. 

Há pouco, em junho de 2024, Jens Stoltenberg, secretário-geral da aliança, informou que os militares notaram um aumento no número e no padrão de ameaças. E, ainda segundo ele, esse aumento poderia indicar que a inteligência russa estaria mais ativa.

Otan

Organização do Tratato do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança política entre países da Europa e da América do Norte. Fundada em 1949, concomitante com a Guerra Fria, tinha como principal objetivo proteger interesses políticos dos seus membros, promover a paz e estabilidade na região do Atlântico Norte. 

Desde o fim da Guerra Fria, a OTAN tem se expandido significativamente e alterado seu foco de promover a paz e defender os interesses políticos, para resolução de conflitos relacionados a terrorismo, segurança cibernética e guerras híbridas. 

Atualmente, muitas bases da OTAN são distribuídas nos países membros para treinar forças militares para defesa caso seja necessário em um ataque a qualquer um dos membros da aliança.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);