Apagão geral de energia afeta Espanha e Portugal

Nesta segunda-feira (28) ocorreu um forte apagão geral de energia em algumas regiões de Portugal e Espanha. A interrupção no fornecimento de eletricidade, que teve início por volta do meio-dia no horário local (7h em Brasília), causou a suspensão de diversos serviços. Entre os locais afetados estão aeroportos e estações ferroviárias, mas as operadoras de […]

28 abr, 2025
Foto destaque: Metrô sem funcionamento por conta do apagão (Reproduçâo/Adri Salido/Getty Images Embed)
Foto destaque: Metrô sem funcionamento por conta do apagão (Reproduçâo/Adri Salido/Getty Images Embed)
Metrô sem funcionar por conta do apagão

Nesta segunda-feira (28) ocorreu um forte apagão geral de energia em algumas regiões de Portugal e Espanha.

A interrupção no fornecimento de eletricidade, que teve início por volta do meio-dia no horário local (7h em Brasília), causou a suspensão de diversos serviços. Entre os locais afetados estão aeroportos e estações ferroviárias, mas as operadoras de rede elétrica afirmam estar em busca de solucionar o problema.

Dificuldades nos transportes

A empresa ferroviária espanhola Renfe disse que suspendeu suas operações às 12h30. A Aena, responsável pelos aeroportos no país, comunicou que, apesar de alguns atrasos, geradores foram acionados para minimizar os impactos.

Diversas companhias aéreas reportaram problemas nos aeroportos de Barajas, em Madrid, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também mencionaram restrições ou redução do fluxo de aeronaves no aeroporto de Lisboa.

Em Madri, as estações de metrô foram evacuadas, enquanto o tráfego no centro da cidade ficou caótico devido aos engarrafamentos causados pela falta de semáforos.


Portal português divulga andamento do apagão. (Foto: Reprodução/X/Expresso)

Em Portugal, a polícia confirmou que os semáforos ficaram fora de operação em todo o território, o metrô foi fechado em Lisboa e Porto, e os serviços ferroviários também foram interrompidos.

A responsável pelo fornecimento de eletricidade em Portugal, E-Redes, divulgou um comunicado informando que está empenhada em restaurar o fornecimento de energia. A empresa também indicou que já notificou o Centro Nacional de Cibersegurança sobre o ocorrido.

Até mesmo na França houve uma pequena falta de energia, mas a operadora de rede responsável, RTE, informou que a energia já foi restaurada.

Governo ainda sem explicações

De acordo com o jornal El País, os governos da Espanha e de Portugal estão conduzindo investigações sobre o incidente, com o apoio de equipes técnicas especializadas. Mas ainda não foi fornecida uma explicação oficial para o apagão, embora todas as hipóteses estejam sendo consideradas, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético.

Mais notícias