Ataque aéreo lançado por Israel contra o Irã é abatido

Julia Kobi Por Julia Kobi
3 min de leitura
Foto Destaque: Míssil saindo da base militar de Israel (Reprodução/ Getty Images)

De acordo com um oficial americano, na noite desta quinta-feira (18), ataques aéreos foram lançados de Israel para o Irã. Segundo o jornal The New York Times, sob condição de anonimato, as autoridades israelenses confirmaram o ataque ao Irã. Segundo um militar iraniano, não houveram estragos no país, já que os drones foram abatidos. 

Foram ouvidas explosões em Isfahan, uma base militar e uma das maiores cidades iranianas, a 450 km de distância de Teerã, capital do Irã. Como a base possui instalações nucleares, segundo as autoridades iranianas, o barulho de explosão ativou a ação de defesa aérea. De acordo com a autoridade, não houveram ataques de mísseis. O espaço aéreo foi fechado e voos foram cancelados. 

Drones sendo vistos na região do Irã (Reprodução/YouTube/Streetministries4Christ)

O Irã e Israel não confirmaram oficialmente o ataque. As informações disponíveis até agora foram fornecidas à imprensa por fontes anônimas dos países. Não há confirmação sobre o número de drones envolvidos, mas relatos da imprensa iraniana afirmam que três drones foram derrubados enquanto sobrevoavam Isfahan por volta das 21h30.

Há menos de uma semana, no último sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones, um ataque nunca antes visto, contra Israel. Desde este último acontecimento, Israel vem preparando uma resposta militar.

EUA dizem não ter envolvimento 

Em uma reunião do G7 em Capri, na Itália, o secretário de estado dos Estados Unidos negou qualquer envolvimento ofensivo no ataque aéreo. Na declaração, o secretário afirma: 

“Eu não vou comentar sobre isso, exceto que os EUA não estão envolvidos em nenhuma operação ofensiva”.

Antonio Trajani, Ministro de Relações Exteriores da Itália, afirmou que os Estados Unidos realmente não possuem nenhum envolvimento no ataque e foram avisados do lançamento dos drones no último minuto. 

Irã não tem plano de revidar imediatamente

Um oficial sênior iraniano afirmou para a Agência Reuters que o Irã não tem planos de contra-atacar imediatamente, já que as circunstâncias  do ataque de Israel ainda são desconhecidas. O oficial declarou:

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”.

Autoridades norte-americanas afirmaram à Reuters que não possuem qualquer envolvimento no ataque, porém foram notificados sobre a ação por Israel. 

Além do ataque ao Irã, a Síria, por meio de sua agência estatal, afirmou que sua base aérea também foi atacada por mísseis nesta sexta-feira (19). Israel foi responsabilizado pelos ataques. Até o momento, Irã e Israel não se pronunciaram sobre o ataque oficialmente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário