Donald Sutherland morreu aos 88 anos nesta quinta-feira (20). O óbito ocorreu em Miami e foi confirmado pelo filho do ator e pelo Deadline.
Kiefer Sutherland, que também é ator e ficou conhecido por sua participação na série “24 Horas”, lamentou a perda recente em suas redes sociais. Ele afirmou que considera seu pai um dos atores mais importantes da história do cinema.
“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio.”, escreveu.
Kiefer Sutherland
Kiefer também falou do amor do pai pela profissão e sobre a forma como ele viveu. “Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida“, completou.
Carreira
Donald nasceu no Canadá e iniciou a carreira nos anos 60, participando de seriados na televisão. Na década de 70, ganhou destaque no cinema com o filme “M.A.S.H (1970)” e “Inverno de Sangue em Veneza” (1973).
Ao longo dos anos, atuou em diversas obras, e suas participações recentes mais conhecidas foram nos filmes da franquia Jogos Vorazes, como Presidente Snow, e Orgulho e Preconceito, como Sr. Bennet.
Premiações e homenagens
Durante sua carreira, Donald foi indicado algumas vezes ao Oscar e em 2017 saiu vencedor da categoria Oscar Honorário, uma homenagem à sua trajetória no cinema. Em 2019, ele foi homenageado no Festival de Cinema da Espanha. O astro também possui uma estrela nas Calçadas da Fama do Canadá e de Hollywood.
Donald Sutherland sendo premiado em 2019 no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián na Espanha (Foto: reprodução/Getty Images Embed)
Em novembro de 2023, o filme Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado no cinema. Apesar de não contar com a participação de Donald Sutherland, tratava da juventude de Snow, seu personagem nos filmes da mesma franquia.
Donald Sutherland deixa sua esposa, cinco filhos e quatro netos.