Autoridades descartam risco de tsunami na Califórnia

Um alerta de tsunami foi inicialmente emitido para a baía de San Francisco, mas foi cancelado uma hora depois

Ana Carolina Piragibe Por Ana Carolina Piragibe
2 min de leitura
Foto Destaque: San Francisco, Califórnia (Reprodução/Instagram/@geografianews)

O governo dos Estados Unidos decidiu cancelar um alerta de tsunami que havia sido emitido para as costas da Califórnia e do Oregon, localizadas na região oeste do país, nesta quinta-feira (5). Essa decisão foi tomada após uma avaliação cuidadosa das condições no mar, que não indicaram a iminência de ondas gigantes que pudessem causar danos significativos às áreas costeiras.

Esse alerta havia sido gerado devido à ocorrência de um terremoto de magnitude 7,0, que foi registrado nas proximidades da costa californiana, conforme informações fornecidas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês). O tremor de terra chamou a atenção não apenas dos moradores da região, mas também de especialistas em sismologia, que sempre monitoram esses eventos naturais com a máxima atenção, dada a potencial devastação que um terremoto de tal magnitude pode acarretar.


San Francisco, California
San Francisco, na Califórinia cercado por águas translúcidas (Foto: reprodução/Instagram/@geografianews)

Alerta

Quase 5 milhões de pessoas habitam a região, e os moradores receberam este alerta em seus celulares:

“Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem atingir as áreas costeiras próximas. Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar.”

Imagens de emissoras locais mostraram veículos evacuando áreas costeiras na Califórnia, onde escolas também foram fechadas. O Zoológico de San Francisco evacuou todos os visitantes e levou funcionários e animais para lugares seguros.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 5,8 teve seu epicentro no oceano, a 63 km da cidade costeira de Petrolia, na Califórnia, a uma profundidade de 10 km. Um segundo tremor foi registrado próximo à cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco. Cerca de 19 mil pessoas estão sem energia elétrica no norte da Califórnia, mas não há relatos de danos na costa oeste dos Estados Unidos. Tremores menores foram sentidos no Havaí, a mais de 3 mil km de distância.

Sair da versão mobile