Avião contendo sul-americanos deportados dos EUA chega a Belo Horizonte nesta noite

Vinda dos brasileiros ocorre em virtude de novo decreto aplicado por Trump

Por Caio Guto
2 min de leitura
Imigrantes brasileiros, deportados em virtude da ordem decretada por Donald Trump, aguardam em fila para embarcarem em avião da força aérea americana rumo a Belo Horizonte
Foto Destaque: Brasileiros deportados aguardando o embarque (reprodução/X/@PressSec)

Na noite desta sexta-feira (24), é previsto a chegada do primeiro voo contendo imigrantes brasileiros dos Estados Unidos. A deportação ocorre devido à política de cerco aos imigrantes no país, proposta anunciada pelo presidente Trump desde sua campanha eleitoral.

O avião de porte militar, providenciado pelo governo americano, irá aterrissar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado no município de Confins, em Minas Gerais.

Anulação da cidadania automática é interferência direta

Como parte das medidas de combate a imigração ilegal no país, Trump determinou o fim da chamada “Cidadania Automática”, que dava direito a cidadania americana para filhos de estrangeiros nascidos em solo norte-americano. Como consequência, o visto de milhares de brasileiros que se enquadravam na condição, foi anulado da noite para o dia, fazendo com que todos fossem imediatamente enviados de volta para a América do Sul.


Reportagem sobre anúncio da deportação em massa nos EUA (Post: Reprodução/X/@dw_brasil)

Após o decreto do presidente, o juiz federal John Coughenour chegou a determinar o bloqueio da ordem executiva temporariamente, alegando que a medida seria inconstitucional. Contudo, os imigrantes seguem sendo exilados do país, mesmo com a contrapartida aplicada pelo judiciário.

A medida e suas consequências

Centenas de imigrantes considerados “ilegais” foram alvo de busca e apreensão desde o começo da semana, quando o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse em seu segundo mandato como chefe do poder executivo. Cerca de 538 pessoas, condenadas e procurados por crimes graves, foram presas, em uma operação iniciada nas primeiras horas da manhã no horário local, e as demais seguem sendo deportadas de volta para suas casas, sem direito a defesa ou apelação.


Presidente Donald Trump (Foto: Reprodução/Mandel NGAN/AFP/Getty Images Embed)


O presidente afirma que o país esteja ficando “sobrecarregado” com a alta taxa de imigrantes presentes no território americano, fruto de um discurso já reproduzido pelos republicanos desde décadas atrás, reforçando a necessidade de ter medidas mais rígidas.

Seguir
Carioca da gema de 20 anos, atualmente sou graduando em Publicidade e Propaganda, almejando ainda cursar Jornalismo, após o término do curso atual. No geral, me considero uma pessoa criativa, com imensa paixão pela escrita, que se manifesta em diferentes formas, incluíndo principalmente músicas e poemas autorais. Dentro do âmbito jornalístico, o universo esportivo é uma das minhas grandes inspirações, sobretudo o nosso querido futebol. Além disso, sou também fascinado pelo mundo da música e dos videogames, que alimentam minha curiosidade e criatividade, ao mesmo tempo que me proporcionam momentos únicos.
Sair da versão mobile