Avião turco se desintegra no ar antes de cair na Geórgia
Avião que pertencia ao Exército turco decolou do Azerbaijão em direção à Turquia; nele havia 20 pessoas a bordo, ainda não se sabe quantas vítimas tem
Nesta terça-feira (11), um avião de carga turca, um Lockheed C-130 que faz parte do exército turco, decolou do Azerbaijão em direção à Turquia. Porém, logo após decolar, ela teve um problema ainda não identificado e acabou se desintegrando no ar, com uma queda terrível no território da Geórgia.
O governo da Turquia informou que há vítimas, porém não especificou quantas, e ainda não identificou os motivos pelos quais a aeronave caiu. O vídeo mostra imagens impressionantes em que o avião começa a se desintegrar antes de finalmente atingir o solo.
Queda do avião turco
O presidente da Turquia, Recep Erdogan, afirmou estar muito triste com o acidente e expressou suas condolências aos “mártires”. No mesmo comunicado, reforçou que está em contato com as autoridades da Geórgia e enviou alguns de seus representantes para participar das buscas e resgates no local da queda da aeronave.
Vídeo da queda do avião (Vídeo: reprodução/YouTube/UOL)
As autoridades de aviação locais, em comunicado, afirmaram que perderam o contato com a aeronave logo após sua entrada no espaço aéreo georgiano, e que o veículo militar não emitiu sinal de emergência. Portanto, é necessário ter calma para uma análise mais profunda a fim de entender as causas da queda. O principal foco, no momento, é tentar resgatar o máximo de pessoas possível. (Mesmo que alguns veículos de comunicação digam que todas as 20 pessoas morreram na queda, nada foi confirmado oficialmente.) Essas aeronaves militares de carga C-130 são amplamente utilizadas pelas Forças Armadas da Turquia para transporte de pessoal e operações logísticas.
Entendo geograficamente os países envolvidos na queda do avião
A Turquia divide fronteira com a Geórgia, que, por sua vez, faz fronteira com o Azerbaijão. Somente um país, a Armênia, separa a Turquia do Azerbaijão. Para entender melhor, historicamente a Turquia mantém uma aliança de irmandade com o Azerbaijão, a ponto de chamarem sua união de “uma nação em dois Estados”, principalmente por serem países turcófonos, cujo idioma azeri é muito próximo do turco, e por ambas as populações compartilharem origem étnica e cultural túrquica.
Foto da união da Turquia e Azerbaijão (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Anadolu)
A Turquia e a Geórgia têm uma relação diplomática de boa vizinhança, e, portanto, a passagem de aeronaves sobre seus territórios é mais tranquila. Entretanto, com a Armênia a situação é diferente: o Azerbaijão esteve por muitos anos em guerra com a Armênia pelo Nagorno-Karabakh, e a Turquia, em diversas ocasiões, apoiou o Azerbaijão durante esse conflito. Até hoje, os três países vivem uma situação de tensão em relação aos seus territórios.
