Biden tem desempenho ruim em debate presidencial e preocupa democratas

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
5 min de leitura
Foto destaque: Debate presidencial dos Estados Unidos 2024 com Donald Trump e Joe Biden (reprodução/AFP/Getty Images Embed)

Nesta quinta-feira (27), aconteceu o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, que contou com um baixo desempenho por parte do democrata. Faltando apenas quatro meses para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, a situação acabou trazendo dúvidas sobre a capacidade de Biden para se manter na campanha de reeleição.

A principal preocupação do público é sobre sua idade avançada e habilidades mentais para lidar com o cargo de presidente por mais quatro anos, assustando democratas que estão na torcida para a vitória do atual presidente.

Biden se mostrou agitado e rouco diante dos ataques pesados de Donald Trump, que incluíam acusações com um tom calmo e tranquilo. Enquanto isso, Joe Biden aparentava estar desestruturado diante do confronto, que foi considerado pelos presentes como “uma briga infantil com trocas de palavras ofensivas e agressivas”, desviando completamente a proposta padrão do debate.


AMERICA DECIDE DEBATE - 27/06/2024

Assista ao debate realizado ontem (27), na íntegra
(reprodução/YouTube/CNN Brasil)


Joe Biden e a reeleição

Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos em 2021, Joe Biden tem lidado com diversos desafios políticos, entre eles: o período de Pandemia da Covid-19; a política econômica com auxílio e benefícios aos desempregados; políticas ambientais com a proposta de energia limpa; restauração de alianças importantes para a América; e a revogação de políticas de imigração. Além disso, tem uma atuação conhecida pela união de um país polarizado.

Sua reeleição marca o desejo de dar continuidade às ações de seu mandato, mas o que se tornou alerta, principalmente para eleitores democratas, é a idade do atual presidente – a considerar mais quatro anos no poder.

De acordo com o G1, mesmo reconhecendo suas ações, um dos amigos de longa data do presidente, o colunista Thomas Friedman do “New York Times”, afirma que Biden não deve seguir adiante com a candidatura caso não consiga oferecer melhor desempenho, pois considera o presidente “um bom homem e um bom presidente”, e que apesar de tudo, Donald Trump não faria o que ele já fez até então.

A vice presidente, Kamala Harris comentou em entrevista á CNN sobre a participação de Biden no primeiro debate:

“As pessoas podem debater sobre o estilo, mas esta eleição tem de ser sobre substância”, pontuou Kamala Harris.

Ela afirmou ainda que o começo foi “lento” mas o final foi “forte” e que a diferença entre os candidatos era óbvia, levando em conta os reais interesses dos norte-americanos.

Cogitado para “assumir” a posição de candidato nas eleições presidenciais, o governador da Califórnia, Gavin Newson, negou a informação e não acredita na substituição de Biden.


Joe Biden com apoiadores do lado de fora do hotel onde se hospedou antes do primeiro debate presidencial (reprodução/AFP/Mandel Ngan/Getty Images)


Donald Trump como oponente direto

Trump enfrenta uma série de acusações, entre escândalos de corrupção e recentemente a condenação por crime contábil, quando mentiu sobre um pagamento feito á uma atriz pornô nas eleições presidenciais de 2016.

Além disso, Donald Trump coleciona alegações com processos criminais civis por negócios empresariais, conspiração de resultados eleitorais em Capitólio, conspiração para reverter a derrota da Geórgia e manipulações em documentos oficiais da Casa Branca, todos ainda sem julgamento.

Em algumas entrevistas, Trump chegou a alegar que estava sendo vítima de “perseguição eleitoral” e declarou inocência frente às acusações. O ex-presidente utilizou os holofotes para enfatizar sua candidatura à presidência e recebeu o apoio dos republicanos.

Apesar de todas as acusações, Trump permanece firme na “briga” pela presidência dos Estados Unidos e, em seu primeiro debate, falou de várias questões políticas acusando o filho de Biden, Hunter Biden como “criminoso condenado”, após ser condenado na justiça pela compra de um revólver. Além disso, ele alega que Biden é o “pior presidente que os Estados Unidos já teve”.

Mesmo sendo o primeiro debate, a fuga do objetivo inicial é preocupante para os eleitores que precisam avaliar o próximo presidente dos Estados Unidos com base em propostas políticas reais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile