Aguardando a sentença do julgamento na qual é acusado de estupro, o estado psicólogio de Daniel Alves vem causando preocupação em funcionários da penitenciária de Brians II, nos arredores de Barcelona, onde o jogador está preso desde janeiro de 2023. Segundo informações do canal Fox Sports, a administração do presídio acionou o protocolo anti-suicídio a fim de proteger o ex lateral-direito e evitar que ele atente contra a própria vida.
Com sintomas de depressão, a situação se agravou após o julgamento, quando o protocolo foi acionado. “Ele se sente deprimido e desanimado. Os educadores e funcionários públicos o estão apoiando”, contou o companheiro de cela do jogador.
Como funciona o protocolo
O plano anti-suicidio da penintenciária de Brians II atua na prevenção e intervenção. As medidas de proteção consistem em monitorar constantemente o brasileiro, restringir a liberdade de movimento e controlar o acesso a objetos considerados perigosos.
Além das medidas de segurança, a penitenciária oferece acompanhamento psicológico aos presos que apresentam risco para si mesmos, como terapia individual e grupal, atividades de lazer e grupos de autoajuda.
Julgamento e plano de fuga
A defesa de Daniel tentou, por quatro vezes, conseguir liberdade provisória para o jogador, mas todos os pedidos foram negados pelo Ministério Público Espanhol.
Segundo o colega de cela, Alves planejava fugir para o Brasil caso a Justiça concedesse a liberdade. De acordo com a jornalista espanhola Silvia Álamo, os funcionários da prisão estavam cientes da intenção de fuga de Daniel. A defesa alegava que o ex lateral tinha residência em Barcelona e não deixaria o país.
Julgado no início do mês, o jogador aguarda a decisão da Corte, que tem até 20 dias para decidir o destino do brasileiro. Se condenado, ele poderá pegar de 9 a 12 anos de prisão.
Saiba como procurar ajuda
Se você está ou conhece alguém com problemas psíquicos, procure ajude.
– Centro de Valorização da Vida (CVV): serviço gratuito de apoio emocional 24 horas por dia. Contato pelo chat do site ou pelo telefone 188.
– SUS: o Sistema Único de Saúde oferece atendimento pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
– Mapa da Saúde Mental: o site mostra locais com iniciativas gratuitas de atendimento psicológico e disponibiliza materiais de orientação sobre transtornos mentais.