O Governo Lula foi avaliado através de entrevistas e teve seus resultados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Genial/Quaest. A pesquisa mostrou que mesmo após Lula assumir seu cargo como presidente a opinião da maioria dos entrevistados (37% e 39%), desde fevereiro é que a economia não mudou em relação ao governo anterior.
De acordo com 34% a economia piorou e 23% melhoraram. Os que acreditam que a economia não mudou, 47% são eleitores do atual presidente. A piora do setor é apontada por 49% dos que votaram em Bolsonaro para presidente.
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O principal problema, do Brasil, apontado é o da economia, de acordo com 31% em abril de 2023. No mesmo mês em 2022, era de 46%. As questões sociais em fevereiro deste ano, foram apontadas como principal falha junto com economia por 29%.
A avaliação do Governo Atual foi positiva para 36% dos entrevistados, regular e negativa para 29%. Decidiram se abster de responder 6%.
A imagem de como o presidente petista se comporta é positiva para 90% dos seus eleitores, 51% para os que votaram em branco e 15% para os eleitores de Bolsonaro. Mas, para 40% dos entrevistados a imagem do presidente é negativa, dentre esses 51% têm ensino superior completo/incompleto.
Perfil dos entrevistados
A maioria dos entrevistados (24%) tinham 45 a 59 anos.
- 21% De 35 a 40 anos
- 21% De 60 anos ou mais
- 20% De 25 a 30 anos
- 14% De 16 a 24 anos
Em sua maioria (53%) eram mulheres. Os que estão na fase de faculdade completo/incompleto são 22% e que fizeram até o fundamental foram 38%. A maioria é de religião católica (48%) e evangélica (33%). Apenas 22% dos entrevistados têm a renda mensal maior que 5 salários-mínimos.
Em quem os entrevistados votaram
Das pessoas que compartilharam o que pensam na pesquisa, no segundo turno das eleições de 2022, 39% votaram em Lula, 37% em Bolsonaro, 22% Nulo/Branco e 3% não informaram.
Consumo de notícias
Pessoas de 16 a 34 anos em sua maioria, de acordo com a pesquisa se informam por redes sociais, enquanto o formato para a faixa etária de 35 a 59 anos fica em segundo lugar, perdendo para a TV.
Os entrevistados que votaram em Lula no segundo turno têm, em predominância, o costume de se informar através da televisão (46%) outros (25%) e redes sociais (20%). Já os que votaram em Bolsonaro para presidente no segundo turno se informam através de redes sociais (36%), TV (27%) e outros (21%).
Metodologia de Pesquisa
Foram ouvidas 2015 pessoas no período de 13 a 16 de abril através de entrevistas presenciais com questionários. A margem de erro é estimada em 2.2 pontos e o nível de confiabilidade é de 95%.
Para a realização da amostragem, foram adotados três estágios. No primeiro estágio, foi realizado um sorteio de 120 municípios utilizando o método de probabilidade proporcional ao tamanho, levando em consideração a população acima de 16 anos de cada município.
No segundo estágio, foram sorteados setores censitários com base na população de cada setor.
No terceiro estágio, foi definido um número fixo de habitantes a serem entrevistados em cada setor, seguindo as cotas de região, sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e população economicamente ativa.
O relatório completo com todas as informações pode ser acessado através do link https://lp.genialinvestimentos.com.br/eleicoes/.
Imagem Destaque: EVARISTO SA / AFP