Aluno de 12 anos encontra pepita de ouro em mina desativada em MG

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Cerca de 41 alunos do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais, visitaram a Mina de Ouro Tancredo Neves, em São João Del Rei, em uma excursão pela cidade e por Tiradentes. A mina, do século XVIII, tem sessenta metros de profundidade e está desativada há mais de um século, mas mesmo assim, um dos alunos, Álvaro Henrique, de 12 anos, conseguiu encontrar uma pepita de ouro entre as pedras, um achado surpreendente até para os trabalhadores da mina.

O professor de História, Junior César Oliveira Martins, foi o responsável pela turma durante a excursão e quem planejou visitas às cidades São João Del Rei e Tiradentes. “A descida até o fundo da mina já revelava um clima de muita adrenalina e entusiasmo pelos alunos, e os 60 metros de profundidade foram logo alcançados”. Ele conta que durante a descida, Álvaro notou o brilho diferente de uma das rochas. Ele perguntou ao guia da excursão, que explicou que a mina está desativada. “Com um senso de observação muito grande, ele percebeu um brilho diferente entre uma rocha, apontou e questionou se era ouro, nosso guia continuou sua explicação, dizendo entre outras coisas que a mina está desativada há décadas”.


Alunos do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro visitaram a Mina de Ouro Tancredo Neves. (Reprodução/G1)


Mas Álvaro insistiu, e o responsável pela mina foi chamado. Ao averiguar, foi constatado que sim, era uma pepita de ouro. De acordo com o professor, o responsável da mina desce os sessenta metros de profundidade diariamente, e nunca havia percebido a pepita.

A pepita contém aproximadamente meia grama de ouro, e ficará em exposição na escola para que mais alunos tenham a oportunidade de vê-la, para que entendam como é feita a extração do ouro. Marisa Azevedo, diretora do IEC, disse que “Estamos muito orgulhosos da façanha dele”. Segundo a escola, a pepita tem 24 quilates e vale em torno de R$300 e R$500. 

 

 

Foto destaque: aluno de 12 anos encontra pepita de ouro em mina desativada em São João Del Rei. Reprodução/Aventuras na História.

Deixe um comentário

Deixe um comentário